PC Guia

REGRESSO “ÀS AULAS”

Setembro é, para muitos, sinónimo de novos recomeços. Para minimizar eventuais dificuldad­es que possam surgir, deixo-vos um pequeno guia para iniciarem este ciclo em grande, na companhia do vosso computador pessoal.

-

MANUTENÇÃO

O mês passado partilhei convosco cinco dicas para aumentarem a longevidad­e do vosso computador pessoal. Novamente, esse é o primeiro passo para se prepararem para um regresso às aulas (ou teletrabal­ho) mais pacífico. Seja a vossa opção um computador novo ou uma actualizaç­ão do que “sobreviveu” ao ano lectivo anterior, aproveitem este momento para repensar o vosso computador pessoal e o que o envolve.

REFRIGERAÇ­ÃO

Quando se fala em ‘computador de trabalho’ poucas pessoas se lembram de que, para algumas funções, esta estrutura trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, e é preciso que não falhe. A atenção na exigência de refrigeraç­ão de um sistema destes deverá ser redobrada: além de ser possível que fique a trabalhar a velocidade­s abaixo da média (por sobre aqueciment­o), existe ainda o risco de ver a actividade que está a desempenha­r abruptamen­te interrompi­da (quem nunca perdeu um ficheiro extremamen­te importante para um súbito bluescreen?). Devem fugir dos dissipador­es de fábrica e das versões OEM mais simples, se o vosso trabalho for muito dependente da placa-gráfica.

CONECTIVID­ADE

Armazename­nto e formas de ligação são muito importante­s pela liberdade e tempo que poupam. Devem configurar o sistema para ter o número de discos de que necessitam e entradas USB,

Thunderbol­t e Ethernet adequadas para o vosso trabalho. Se precisarem de placas de expansão no computador pessoal, devem evitar placas-mãe nos formatos mais pequenos como mini-ITX. Em formato portátil é ainda mais importante, porque ninguém quer viajar com centenas de cabos de expansão na mochila.

SETUP

Estas preocupaçõ­es devem abranger igualmente as restantes partes da zona de trabalho: tipo de secretária, cadeira, monitor, sistema de som, teclado, rato, tapete e acessórios (mesa digital por exemplo). Não, não estou a defender que devem todos ter RGB! Estou a referir as funcionali­dades básicas, como serem adequados ao vosso tamanho, postura, serem confortáve­is e cumprir o seu propósito. Alguns podem preferir ter um sistema de dois monitores, outros talvez um único, mas em formato super ou ultrawide. Podem preferir que o mesmo espaço seja compatível com gaming e os acessórios serem os mesmos, ou separar bem essas partes do dia-a-dia. Uma das melhores dicas que vos posso dar é na escolha de um bom monitor: procurem um com tecnologia­s que diminuam a fadiga ocular. No fim da semana vão sentir bem a diferença.

Um computador de trabalho é mais do que um computador potente: é uma máquina que não pode falhar.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal