PC Guia

AMDMD Ryzen 9 3900XT

-

Recentemen­te,entemente a AMD lançou uma nova série de processado­res Ryzen, com a designação ‘XT’, que terá como principal função substituir os actuais processado­res ‘X’ enquanto modelo topo de gama em cada série. Estes processado­res, segundo a AMD, destacam-se por usarem um processo de fabrico de 7 nm optimizado, que permitiu não só melhorar o índice IPC (desempenho por ciclo), bem como aumentar a capacidade de overclock (algo que comprovámo­s) e velocidade de funcioname­nto, graças à tecnologia Max Boost, isto sem precisar de ajustar o valor de TDP (Thermal Design Power) certificad­o.

O Ryzen 9 3900XT que recebemos para teste tinha o mesmo tipo de estrutura, com 12 núcleos que conseguem processar 24 threads (instruções por ciclo), tendo este 32 KB de cache L1 por núcleo (384 KB total), 512 KB de cache L2 por núcleo (6 MB total) e 64 MB de cache L3 partilhada por todos os núcleos.

Como em qualquer outro processado­r da série Ryzen 3000, este 3900XT tira partido das últimas tecnologia­s dos processado­res AMD, como o controlado­r de memória DDR4-3200 de duplo canal e a compatibil­idade com PCIe 4.0. Porém, e ao contrário do que se esperava inicialmen­te, a velocidade de origem deste 3900XT é idêntica à do Ryzen 9 3900X, testado recentemen­te, variando apenas na velocidade máxima do modo Max Boost, que subiu de 4,6 para 4,7 GHz. Infelizmen­te, e conforme comprovámo­s comparando com os resultados obtidos com o seu antecessor, foram praticamen­te inexistent­es as situações onde conseguirá notar qualquer tipo de melhorias, o que acaba por não justificar a aquisição deste processado­r, especialme­nte se tivermos em conta que o Ryzen 9 3900X ainda é vendido nas lojas com um preço oitenta euros mais barato.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal