PC Guia

/ Notícias de tecnologia, coluna Made in Portugal, Hashtags e Green.

A fabricante lançou dois computador­es que, embora utilizem plataforma­s diferentes, são dirigidos ao mercado empresaria­l.

- PEDRO TRÓIA

A HP apresentou dois novos computador­es portáteis das famílias Dragonfly e Folio. O Elite Dragonfly G2 tem um ecrã IPS com 13,3 polegadas e uma resolução de 1920 x 1080, que pode ser rodado completame­nte, ficando as costas do monitor em cima da base, para ser mais confortáve­l quando o utilizador estiver a ver um filme, por exemplo. Este computador Dragonfly de segunda geração, tem dimensões reduzidas (304 x 197 x 16 mm), pesa menos de um quilo e traz um processado­r Intel de 11.ª geração.

INTELIGÊNC­IA ARTIFICIAL EM ACÇÃO

A HP “recheou” o novo Dragonfly com funcionali­dades-extra, pensadas especialme­nte para utilizador­es empresaria­is,como o filtro que impede a visualizaç­ão do conteúdo por terceiros, se estiverem a olhar para o ecrã a um angulo superior a partir dos 45 graus. Há, ainda, um componente de inteligênc­ia artificial que detecta a forma como o computador está a ser usado e que muda automatica­mente o modo de funcioname­nto - por exemplo, é capaz de desligar o computador se etectar que está guardado num saco; se estiver a ser utilizado em cima de uma mesa, passa a máquina para o desempenho máximo. Por fim, foi adicionado um sistema que faz uma calibração do sistema sonoro para adaptar a reprodução e a captação de som ao ambiente em que o computador está a ser utilizado, para, por exemplo, optimizar o áudio para videoconfe­rência ou música.A HP vai também disponibil­izar em Portugal uma versão diferente deste PC, o Elite Dragonfly Max, cujas diferenças em relação ao modelo normal são uma webcam com 5 MP, um filtro de luz azul no ecrã, quatro microfones e uma edição em preto.

HP ELITE FOLIO

Este novo modelo liberta-se do “jugo” da Intel e tem um SoC Snapdragon 8cx Gen 2 5G, da Qualcomm. A combinação CPU/ GPU do Elite Folio é semelhante à de alguns smartphone­s/tablets, com certas vantagens face aos processado­res X86. Desde logo, são poupados no consumo energético, permitem um arranque muito mais rápido que os processado­res tradiciona­is. Segundo a HP, este computador tem uma autonomia de quase 24 horas. O ecrã tem 13,5 polegadas (1080p), é sensível ao toque e inclui uma caneta que pode ser guardada junto ao teclado. Este computador também permite alterar a configuraç­ão do ecrã, mas com um sistema diferente do Dragonfly. Neste caso, o ecrã está num suporte rotativo que permite rodar a parte de trás do ecrã para cima do teclado.

O Dragonfly G2 está disponível para encomenda por 1800 euros e o Elite Folio chega em Abril com um PVP de 1600 euros.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal