PC Guia

/ TECNOLOGIA EM MOVIMENTO

- GUSTAVO DIAS Chefe de Redacção TECNOLOGIA EM MOVIMENTO

O Gustavo Dias explica por que considera que a Nvidia está a falhar em relação às novas GeForce RTX da série 30 e no relançamen­to das placas gráficas antigas.

Enquanto jogador, só tenho a agradecer por tudo o que a Nvidia fez ao longo dos anos: arriscou e lançou produtos/ tecnologia­s que foram realmente revolucion­árias. Mas isso não significa que a marca tenha estado sempre certa - nos últimos tempos, temos visto que estão cada vez mais longe disso.

Ok, assumo que as novas GeForce RTX da série 30 (3060, 3070, 3080 e 3090) são placas gráficas fenomenais, que representa­m um salto significat­ivo face à anterior geração. Mas também reconheço que a Nvidia anda a gozar com a nossa cara. Apresentar os produtos, bons produtos, com preços de venda recomendad­os extremamen­te apelativos, e depois não ter stock em lado algum? Nem eles, nem os parceiros (Asus, Gigabyte, MSI e outros)? E, depois, vemos a permissivi­dade da Nvidia ao permitir que scalpers (pessoas que compram produtos para revender ao dobro do preço) de tecnologia comprem todo o stock; quando não são estes, são os que querem criar quintas de mineração de criptomoed­as.

Chegámos ao ponto de fabricante­s, como a Zotac, publicarem no Twitter sistemas com oito placas gráficas em série para minerar, ainda para mais a edição limitada GeForce RTX 3070 Twin Edge White, com as hashtags #pcgaming, #gaming e #gamers? Mas a falta de noção já não tem limites? Como se não bastasse, para tentar “compensar” os gamers, a Nvidia decidiu voltar a vender placas gráficas de anteriores gerações, como a GeForce RTX 2060 e a GeForce GTX 1050 Ti. A primeira é uma placa gráfica perfeitame­nte capaz, mas este “relançamen­to” só faria sentido se tivesse um preço decente, não os mais de 750 dólares que a marca está a pedir (cá não existe stock). E a GTX 1050 Ti? Fará algum sentido relançar uma placa gráfica de 2016 ao mesmo preço de há cinco anos? Nvidia, devias ter vergonha na cara!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal