PC Guia

SERÁ QUE OS ROBOTS SONHAM COM VINHO?

- Ricardo Durand

Se calhar, o mais provável é que sonhem com baterias de iões de lítio - ou que nem sonhem, de todo. Pelo menos, para já, o melhor que podem fazer é patrulhar as vinhas (ou os olivais) e fazer um conjunto de análises para que o uso de pesticidas seja reduzido ao mínimo - é este o objectivo do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computador­es, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) no âmbito do projecto europeu NovaTerra (Integrated novel strategies for reducing the use and impact of pesticides, towards sustainabl­e mediterran­ean vineyards and olive groves).

Para isso, está a ser desenvolvi­do um robot com rodas que para fazer o «controlo e manutenção da vegetação na linha e entre linha da vinha/olival» e que até já tem um teste marcado em duas áreas de empresas vitiviníco­las de Portugal e Espanha: Sogrape Vinhos S.A. e Terras Gauda, respectiva­mente.

«O uso de robots com alfaias inovadoras - no controlo e manutenção da vegetação na linha e entre linha da vinha/olival – permitirá reduzir o uso de produtos fitofarmac­êuticos, reduzir a compactaçã­o do solo, promover uma melhor qualidade do solo, aumentar a disponibil­idade de recursos existentes nas quintas para outras operações relevantes, e fomentar os enrelvamen­tos das vinhas com claros benefícios para a vinha e actividade­s de turismo», explica Filipe Neves dos Santos, investigad­or do INESC TEC.

Uma vez que cada região de vinhos tem as suas condições específica­s, o robot será adaptado para que os produtores possam tirar um maior partido dos resultados. Desta forma, vão conseguir interpreta­r de forma mais correcta os dados e, assim, aplicar estratégia­s de combate de pragas, como o míldio, o oídio, a podridão cinzenta e a traça da uva, no caso das vinhas; e olho de pavão, a mosca da fruta, a traça da oliveira e a cochonilha negra, no caso dos olivais. No projecto NovaTerra (que tem um financiame­nto de 5,5 milhões de euros) participam entidades de Espanha, França, Itália, Grécia e Bélgica; além do INESC TEC, Portugal está representa­do pelo Instituto Politécnic­o de Bragança, a APPITAD - Associação Dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Sogrape Vinhos S.A.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal