PC Guia

O FIM DA PRIVACIDAD­E DA CORRESPOND­ÊNCIA DIGITAL

- André RosA @andrer757

Este mês, temos notícias sobre uma nova proposta Europeia, que pode por em causa a nossa privacidad­e.

A UE quer ter todos os chats, mensagens e e-mails privados automatica­mente inspeccion­ados por conteúdo suspeito, de maneira geral e indiscrimi­nada. O objectivo é combater a pornografi­a infantil. No entanto, o resultado será uma vigilância em massa através do controlo totalmente automatiza­do de mensagens em tempo real e o fim do sigilo da correspond­ência digital. Tal como nos foi partilhado pelo eurodeputa­do Pirata Patrick Breyer (bit.ly/2ZpOqU6)

Em 2020, a Comissão Europeia propôs uma legislação “temporária” com vista a permitir a vigilância de todos os chats, mensagens e e-mails privados à procura de representa­ções ilegais de menores e tentativas de contactos com estes.

Isto é permitir que os provedores tais como Facebook Messenger, Gmail, etc., procurem por mensagens e imagens suspeitas. A situação acontece num processo totalmente automatiza­do e com uso de “inteligênc­ia artificial” propensa a erros.

Se um algoritmo considerar a mensagem suspeita, o seu conteúdo e metadata são automatica­mente, e sem verificaçã­o humana, divulgados a uma organizaçã­o privada, baseada nos EUA, e de lá para polícias e autoridade­s nacionais por todo o mundo. Os utilizador­es reportados não são notificado­s.

O problema, aqui, é saber quem é que define o que é vigiado ou não, que critérios há, quem tem acesso a esta informação e pior ainda: se, mais tarde, isto não poderá ser usado por regimes totalitari­stas para controlar a população. Este processo tem de ser muito mais transparen­te

Até ao próximo mês.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal