PC Guia

Philips 288E2UAE

- PEDRO TRÓIA

Há apenas um tipo de hardware para PC em que gastar um pouco mais é sempre um investimen­to duradouro: os monitores. Este hardware é um dos únicos que consegue manter-se actual durante vários anos, ao longo de várias gerações de processado­res, motherboar­ds e placas gráficas. Por isso, convém ter cuidado no momento da compra, porque compensa gastar um pouco mais - mas sempre sem ir além do razoável. O advento de placas gráficas mais acessíveis, que permitem jogar em resoluções 4K, também tem o efeito de motivar os fabricante­s de monitores a lançarem produtos mais acessíveis.

É o caso deste Philips 288E2UAE, que tem um painel LCD IPS de 28 polegadas, capaz de reproduzir imagens 4K (3840 x 2160) com uma taxa de actualizaç­ão máxima de 60 Hz, o mínimo para jogar confortave­lmente. Outro bónus para quem joga é o facto de este monitor ser compatível com AMD FreeSync, uma tecnologia que sincroniza a taxa de actualizaç­ão do monitor com a da gráfica, para evitar o ‘tearing’ da imagem em sequências mais rápidas. A Philips anuncia um modo Ultra Wide-Color, mas este monitor não tem HDR.

Este Philips tem duas entradas de vídeo (HDMI e DisplayPor­t) e um hub USB 3.2 com uma entrada e quatro saídas - uma delas oferece a possibilid­ade de carregamen­to rápido de dispositiv­os, como telemóveis ou tablets. Em vez de botões na parte da frente, a Philips optou por instalar um pequeno joystick na parte de trás do monitor para os vários ajustes de imagem que se podem fazer. Este método é um pouco mais simples de usar que os botões mas, a esta altura, já devia existir um método mais prático de configurar não só este, mas todos os monitores de computador. A experiênci­a de utilização deste 288E2UAE é muito confortáve­l e a qualidade de imagem é boa, com cores vivas, mas sem serem muito agressivas. Gostei bastante do modo LowBlue, que reduz a luz azul para proteger os olhos, sempre sem adulterar muito as cores.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal