PC Guia

Asus ROG Keris Wireless

- G U S TAVO DI AS

Com o novo ROG Keris Wireless, a Asus entra no segmento dos ratos de gaming ultraleves, tendo este modelo sido desenvolvi­do em conjunto com uma equipa profission­al de eSports. Com apenas 79 gramas, o Keris é, de forma estranha, bastante sólido, graças à estrutura interna em favos de mel; contudo, não fiquei totalmente convencido com a ergonomia.

Visualment­e simples, o aspecto deste rato pode ser ligeiramen­te personaliz­ado com dois conjuntos de botões laterais de cores distintas, o que permite substituir os dois botões laterais pretos por botões em cinzento ou em rosa. A iluminação personaliz­ável Aura Sync, visível na roda de scroll e no logótipo ROG, ajudam nessa mesma personaliz­ação. Mas o que distingue este rato, além do peso, é ter um dongle USB minúsculo com uma ligação proprietár­ia de 2,4 GHz, o que garante um rápido desempenho. A alternativ­a é usar o Bluetooth, ou em último caso, o cabo ROG Paracord USB-C fornecido, cabo esse que tem uma qualidade extraordin­ária, com um revestimen­to em malha de tecido.

O ROG Keris Wireless tem um preciso sensor óptico PixArt PAW3335 (que pode ser ajustado entre os 100 e os 16 000 dpi) e dois switches Omron com um encaixe proprietár­io da Asus, o que permite a sua fácil substituiç­ão. Não que isso vá acontecer com frequência, até porque estes switches, além do tacto e resistênci­a consistent­e, têm uma vida útil de setenta milhões de cliques. Ainda assim, a Asus optou por incluir na embalagem dois switches adicionais, para os poder substituir facilmente, se assim o desejar.

Por utilizar uma ligação sem fios, isto significa que este rato tem uma bateria interna, que embora tenha apenas 500 mAh, garante até 52 horas com iluminação RGB activa (ou 78 horas sem iluminação), podendo a mesma ser rapidament­e carregada, bastando quinze minutos para garantir doze horas de autonomia.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal