PC Guia

Notícias de tecnologia, coluna Made in Portugal, Hashtags e Green.

A 11. geração de processado­res Intel Core foi oficialmen­te revelada: a promessa é de um maior desempenho com menos núcleos, em relação aos Comet Lake.

- G U S TAVO D I A S

Criada sob a alçada de Jim Keller, um dos responsáve­is pela arquitectu­ra Zen da AMD, estes novos processado­res da Intel utilizarão os novos núcleos Cypress Core, que deverão garantir um desempenho IPC (instruções por ciclo) superior aos núcleos utilizados pela AMD na actual arquitectu­ra Zen 3. A Intel está a anunciar um aumento de desempenho de 19% face aos modelos de anterior geração, os Comet Lake.

Estes núcleos, compatívei­s com a tecnologia HyperThrea­ding, estreiam um controlado­r de memória DDR4 até 3200 MHz, uma nova memória cache, ligação DMI x8 directa ao chipset, vinte pistas PCI-Express (PCIe)

4.0 e as novas instruções AVX-512, associadas à tecnologia Intel Deep Learning Boost. Os Cypress Core contam ainda a controlado­ra gráfica integrada Xe-LP de 12. geração, 32 unidades de execução, aceleração de vídeo por hardware, bem como a tecnologia de overclock dinâmica Intel Thermal Velocity Boost, que permitirá atingir 5,3 GHz de velocidade máxima.

CORE i9, i7 E i5

No topo da cadeia hierárquic­a dos processado­res da Intel, continua a predominar a série Core i9, sendo esta 11. geração constituíd­a por cinco modelos, todos eles com uma estrutura de oito núcleos e dezasseis threads, vinte pistas PCIe 4.0, compatibil­idade com memórias DDR4 até 3200 MHz, mas diferenças nas frequência­s de funcioname­nto, bem como na capacidade de overclock, podendo chegar aos 5,3 GHz (ou 4,8 GHz, em todos os núcleos). Ao contrário do que aconteceu com a anterior geração, a nova série Core i7 mantém o número de núcleos da série Core i9, ou seja, oito núcleos e dezasseis threads, mas vê reduzir a velocidade base e a velocidade máxima compatível com tecnologia­s de overclock, até um máximo de 5 GHz (4,6 GHz com todos os núcleos). Tudo o resto é idêntico, como a cache L3 e o TDP.

Só na série Core i5 é que se encontram diferenças estruturai­s significat­ivas face aos Core i7 e Core i9, como a redução do número de núcleos para seis, das threads para doze e da memória cache L3 para 12 MB; também há as naturais alterações a nível de velocidade de funcioname­nto, para um máximo de 4,9 ou 4,6 GHz em todos os núcleos. Os novos processado­res vão estar à venda nas lojas nacionais a partir do final de Março, com preços a rondar os 130 euros para o Core i5-11400F.

A utilização de motherboar­ds equipadas com chipsets da série 500 será fundamenta­l para tirar total partido da nova geração de processado­res Rocket Lake-S.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal