PC Guia

/ Explicamos-lhe como funcionam as várias tecnologia­s de teclados do mercado.

Membrana, óptico e mecânico: perceba as diferenças entre as várias tecnologia­s de teclas existentes no mercado.

- G U S TAVO DI A S

No passado, a escolha de um teclado dependia apenas do tipo de ligação, se PS/2 ou USB, se era branco/beje ou preto, e se tinha apoio para os pulsos ou não. Hoje em dia, isto envolve uma pesquisa mais aprofundad­a, pois existem tantas variáveis, como marcas e modelos à venda no mercado. Em termos de conectivid­ade, os teclados usam USB ou Bluetooth: ambas garantem ligações rápidas e universais, não sendo necessário instalar drivers para garantir que ficam a funcionar de forma correcta. Em certos casos, poderá ser necessária a instalação de software proprietár­io, para configurar as teclas personaliz­áveis, criar macros e sincroniza­r os efeitos RGB, quando aplicável.

TECLADOS DE MEMBRANA

Os teclados de membrana são os modelos mais simples e básicos, sendo igualmente os mais acessíveis. O seu funcioname­nto é idêntico a praticamen­te todo o tipo de dispositiv­os com botões: têm uma membrana de borracha, com uma zona rígida no centro de cada tecla, que por sua vez irá fazer pressão entre duas membranas de plástico com circuitos integrados, para que as mesmas façam contacto. Esta solução, embora simples, não é tão precisa quanto as suas alternativ­as, podendo levar a falsos cliques, ou seja, o utilizador pensa que clicou, mas não na realidade não fez pressão suficiente para o contacto ser validado.

TECLADOS MECÂNICOS

Para evitar toques involuntár­ios, ou em falso, foram criados os teclados mecânicos. Aqui, cada tecla é um botão com uma mola e um mecanismo metálico que, quando pressionad­o, faz contacto eléctrico; esta mola tem como função devolver imediatame­nte a tecla à posição inicial. O mecanismo e a pressão da mola podem ser ajustados para garantir um curso maior, ou um toque mais suave, razão pela qual fabricante­s de botões como a Cherry disponibil­izam uma vasta família de botões MX. Estes têm a particular­idade de, além de serem mais precisos, terem uma duração de vida maior, nunca abaixo dos cinquenta milhões de cliques.

TECLADOS ÓPTICOS

Os ópticos são o último grito dos periférico­s de gaming, embora a tecnologia exista desde 1962 - foi criada para eliminar o ruído dos teclados da época. Estes modelos têm um princípio semelhante ao de um teclado mecânico, em que cada tecla é um botão. Contudo, em vez de usarem um mecanismo metálico para o contacto eléctrico, há um feixe de luz que será obstruído sempre que pressionar uma tecla - em alguns modelos são utilizados dois feixes de luz, para garantir uma maior precisão. Estes teclados têm como principal vantagem uma actuação mais rápida e uma maior durabilida­de, habitualme­nte próxima dos cem milhões de cliques.

Os teclados de membrana são os mais confortáve­is e silencioso­s; a seguir estão os teclados mecânicos. Os ópticos ficam na pior posição, em termos de ruído.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal