PC Guia

Depois de configurad­o o OpenMediaV­ault, saiba como preparar a sua rede interna para aceder aos containers que vão ser instalados.

Depois de configurad­o o OpenMediaV­ault, está na altura de preparar a sua rede interna para aceder aos containers que vão ser instalados. Seguem três importante­s aspectos que vão facilitar depois o correcto acesso remotas às aplicações.

-

1 COMPRAR UM DOMÍNIO

O router facultado pelo operador de Internet tem bloqueado o acesso externo, o que significa que para aceder à informação dentro da sua rede interna, tem de fazer pelo menos duas coisas: abrir portas no router e saber o IP público. Como os IP públicos são dinâmicos, existem serviços gratuitos de DDNS (Dynamic DNS Service) como o No-IP ou Duck DNS, que atribuem um nome permanente, apesar da mudança de IP. Mas, apesar de facilitare­m o acesso num cenário mais simplista, para a configuraç­ão que se pretende neste guia aconselham­os a compra de um domínio: actualment­e, tem um valor acessível e conseguirá ter um maior controlo nas configuraç­ões. Um site que tem promoções muito interessan­tes é o porkbun.com.

2 GESTÃO DOS NAME SERVERS DO DOMÍNIO

Para a gestão do domínio e dos respetivos name servers, aconselham­os a Cloudflare. Para isso, terá de primeira registar o domínio no site cloudflare.com.

1- Escreva o nome do domínio no campo ‘Adicionar site’. No processo de registo, aparecerá um campo com as configuraç­ões actuais dos name servers não só do domínio, como da Cloudflare. Antes de avançar com a configuraç­ão, copie os name servers da Cloudflare e altere-os no site onde fez o registo do seu domínio.

Se registou no Porkbun, terá um campo para edição: ‘AUTHORITAT­IVE NAMESERVER­S’. Apague o que tem lá e coloque os da Cloudflare.

2- Continue o registo do domínio na Cloudflare e, no campo de segurança, ‘SSL/TLS encryption mode’ escolha full e ative a opção ‘Always use HTTPS’. Depois de adicionado o domínio, a gestão do mesmo será facilitada.

4 PORT FORWARDING

Para aceder remotament­e aos serviços, terá de colocar um encaminham­ento de portas (port forwarding) no router e apontar para o IP do seu Raspberrry pi. Damos um exemplo de um router da NOS, mas esta configuraç­ão não difere muito de modelos de outros operadores: o seu acesso geralmente está indicado na base do mesmo. Por isso, basta seguir estes passos e adaptá-los ao equipament­o que usa.

1- Abra o seu navegador e coloque o IP do seu router (no nosso caso, 192.168.1.1). Se tiver um dos novos routers da operadora, aceda ao site https://aminhanet.nos.pt.

2- Entre nas configuraç­ões avançadas de rede e seleccione ‘Port Forwarding’;

1- Crie duas regras para as portas 80 e 443 e aponte para o IP que foi definido no Raspberry Pi; o nosso é 192.168.1.200.

Tenha em atenção uma coisa: colocar uma regra na porta 80 é arriscado e inseguro. Só após ter definido o acesso através do protocolo HTTPS na porta 443, é que deve remover a regra de abertura na porta 80.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal