PC Guia

AMD LANÇA NOVOS PROCESSADO­RES RYZEN 5000 PRO MOBILE

A fabricante americana acaba de lançar a nova série de processado­res destinados a estações de trabalho (workstatio­ns) móveis, os AMD Ryzen 5000 Pro Mobile.

- GD G.D.

Estes processado­res continuam a usar o processo de fabrico de 7 nm e a arquitectu­ra Zen3, ou seja, são idênticos às versões mobile tradiciona­is; contudo, incluem outras funcionali­dades relacionad­as com segurança e gestão de tarefas optimizado. Em termos de arquitectu­ra, face à anterior geração, a diferença mais relevante é a duplicação da capacidade da cache L3, que aumentou agora para um máximo de 16 MB, estando esta numa posição central para a estar acessível a todos os núcleos. Isto garante uma redução significat­iva nas latências, o que só por si revelará um ganho de 19% em desempenho. Disponívei­s em três variantes, o modelo de topo,

Ryzen 7 Pro 5850U utiliza uma estrutura de oito núcleos e dezasseis threads (até 4,4 GHz), sendo seguido pelo Ryzen 5 Pro 5650U (seis núcleos e doze threads, até 4,2 GHz) e pelo Ryzen 3 Pro 5450U (quatro núcleos e oito threads, até 4 GHz) - todos têm uma controlado­ra gráfica Vega 8. Em termos de funcionali­dades adicionais, estes Ryzen Pro 5000 incluem soluções de protecção de dados, como o AMD Shadow Stack, uma camada de protecção-extra por hardware contra ataques de malware; o Secure Core PC, que permite uma melhor integração com as ferramenta­s de segurança Microsoft e dos seus parceiros; e o sistema de encriptaçã­o certificad­a FIPS.

Para já, há seis modelos confirmado­s com os novos processado­res AMD: HP EliteBook 845 G8, ProBook Aero 635 G2 e ProBook x360 435 G8, bem como os Lenovo ThinkPad T14S, e ThinkBook 16P e ThinkBook 14S.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal