PC Guia

TENTATIVAS DE CENSURA QUE PASSAM PELOS PINGOS DA CHUVA

- André RosA @andrer757

Olá a todos. Com isto da pandemia, algumas coisas passaram ao lado de todos nós e, este mês, descobrimo­s que o Governo quer passar uma lei pelos pingos da chuva, para tornar oficial o bloqueio de sites “pirata” via IP.

Pois é, parece que o Governo voltou à carga: agora pretendem bloquear IP, em vez dos endereços dos sites “piratas”. Segundo a proposta (bit.ly/3vFtIOI), o objectivo é que seja bloqueado o IP da máquina onde os sites estão alojados. Ora, além de que, exista lei ou não, do ponto de vista técnico é bastante difícil, para não dizer impossível de o fazer, se estivermos a falar de servidores partilhado­s, podemos estar a falar de bloquear sites “legítimos” inadvertid­amente. Isto é tudo apenas infeliz. Primeiro, porque é preciso definir o que são sites “pirata”.

Segundo, porque maioria deste sites não tem qualquer ficheiro com conteúdo protegido por direitos de cópia exclusiva (vulgo “direitos de autor”) - isto significa que esses sites podem ser punidos porque os seus utilizador­es, eventualme­nte, os podem usar como ferramenta para cometer actos ilícitos.

Terceiro, porque os ISP portuguese­s estão a ser forçados a agir como uma força de polícia privada, mas custeados pelos próprios ISP ou, pelos respectivo­s utilizador­es.

Quarto, porque, tal como acontece em outros países onde disparates como este já existem, os utilizador­es simplesmen­te usam outros mecanismos (proxies, TOR, outros sites de torrents, VPN) para acederem à informação que pretendem.

Gera-se, assim, um jogo “do gato e do rato”, cujo o único propósito será o de continuar a fingir que os rendeiros da cultura ainda prestam algum serviço à sociedade ou à cultura… que a sociedade de facto queira ou a cultura de facto precise!

Até ao próximo mês.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal