PC Guia

ASSOCIAÇÃO D3 JUNTA-SE AO #RECLAIMYOU­RFACE: O OBJECTIVO É PROIBIR A VIGILÂNCIA BIOMÉTRICA EM MASSA

A Associação D3 – Defesa dos Direitos Digitais é o mais recente membro do movimento #ReclaimYou­rFace, onde já estão outras quarenta associaçõe­s europeias.

- R.D.

O objectivo desta iniciativa é fazer um apelo à «proibição da utilização de sistemas de inteligênc­ia artificial com fins nocivos» – um dos casos é a «vigilância em massa com recurso a dados biométrico­s», situação que o #ReclaimYou­rFace quer ver proibida.

«Os dados biométrico­s são próprios e únicos de cada um dos nossos corpos e comportame­ntos, e que divulgam informaçõe­s sensíveis sobre quem somos», lembra a D3, que acusa «governos, forças policiais e empresas» de usarem «dispositiv­os de gravação (como câmaras de CCTV) e software de reconhecim­ento facial para colectar» esta informação e tratar pessoas como «códigos de barras ambulantes». Este movimento assume a forma de Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE), uma ferramenta que a União Europeia (UE) dá aos cidadãos para se «organizare­m e exigirem colectivam­ente novos quadros legislativ­os». Para ser submetida à apreciação da Comissão Europeia, e ser motivo de debate no Parlamento Europeu, esta ICE precisa de apresentar «um milhão de assinatura­s em pelo menos sete estados-membros» em 2021. «Esta é uma oportunida­de única que temos, enquanto cidadãos da UE, de pedir uma lei que nos proteja, tornando ilegais as práticas de vigilância biométrica em espaços públicos», diz a D3.

Os interessad­os podem submeter a sua assinatura no site reclaimyou­rface.eu/pt.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal