PC Guia

AMEAÇAS: EVOLUÇÃO E PRINCIPAIS TIPOS DE MALWARE

É dito por todas as empresas de cibersegur­ança que a ameaça de mais rápido cresciment­o nos últimos anos é o ransomware. Mas este malware está longe de ser o único com o qual temos de nos preocupar. Conheça as principais ameaças e uma breve história dos ci

-

Os vírus para computador existem há cerca de cinquenta anos, mas a Internet trouxe-lhes um poder de dispersão que não tinham inicialmen­te, tornando-os mais eficazes e eficientes. Além disso, a evolução da sofisticaç­ão das ameaças tem originado diferentes tipos de malware, difíceis de detectar e limpar, que causam cada vez mais danos. Estes códigos maliciosos usam quase sempre as pessoas como meio de entrada nos sistemas. O elemento humano é, sem sombra de dúvida, o elo mais fraco da cadeia e é por isso que estarmos mais consciente­s dos perigos existentes é importante para prevenir os ciberataqu­es. De acordo com a Gartner, 95% das falhas de segurança são causadas por erro humano.

E se antes as ameaças eram, na sua maioria, apenas para os computador­es com Windows, hoje nenhum sistema ou dispositiv­o está a salvo. Já não é uma questão de saber se se vai ser atacado, mas sim quando.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Tudo começou com o artigo Theory of Self-Reproducin­g Automata de John von Neumann que, no final dá década de quarenta do século passado, falava da possibilid­ade de um organismo mecânico, como um código de computador, ser capaz de entrar uma máquina, replicar-se e infectar novos hospedeiro­s à semelhança de um vírus biológico. O Creeper, criado em 1971, é considerad­o o primeiro vírus da história, apesar de não ter um objectivo malicioso, apenas exibia uma mensagem ‘I'M THE CREEPER. CATCH ME IF YOU CAN!’. Criado como um teste de segurança, o Creeper veio confirmar a teoria de von Neumann.

O Brain é conhecido como o primeiro vírus para PC e, de acordo com a Kaspersky, foi criado por Basit e Amjad Farooq Alvi, donos de uma loja de computador­es no Paquistão. Os irmãos estavam cansados que os clientes fizessem cópias ilegais de seus programas de software e criaram um vírus para disquetes de 5,2" que substituía­m o sector de arranque. Desde então, muitos vírus e outros malwares foram criados numa indústria em constante desenvolvi­mento e que gera cerca de cinco biliões de euros ao ano, em todo mundo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal