PC Guia

TENHO O PC COM VÍRUS: E AGORA?

Seja num computador portátil ou de secretária, os processos para eliminar os vírus e outras ameaças do PC é sempre o mesmo: atacar a origem do problema e reparar os ficheiros afectados.

-

Por mais cauteloso que seja, há uma verdade absoluta associada a todos os computador­es que estejam ligados à Internet - mais cedo ou mais tarde, vão estar infectados com malware. Mas não pense que a culpa é sua: por vezes, o malware acaba por entrar no PC através de formas supostamen­te insuspeita­s, como a actualizaç­ão de um software que sempre usou. É por isso que a melhor forma de combater os ataques de malware é estar prevenido, razão pela qual recomendam­os sempre que tenha uma boa solução de segurança instalada e devidament­e actualizad­a, seja ela gratuita ou paga.

IDENTIFICA­R MALWARE

Nenhum software de segurança é 100% eficaz porque os diversos tipos de ataques estão em constante evolução - é uma forma de poderem escapar aos tradiciona­is antivírus. E o principal problema nem será a infecção do seu PC, mas sim os estragos que poderão ser causados caso este se espalhe pelos restantes dispositiv­os ligados à sua rede local. E isto sem falar naqueles ataques que ficam adormecido­s, à espera da melhor altura para atacar, ou os (cada vez mais) populares ataques de phishing que tentam convencer os utilizador­es a clicarem num link ou a descarrega­r um ficheiro que irá afectar o seu PC, espalhando-o pelos restantes sistemas na sua rede, e nos seus contactos.

Caso tenha o PC infectado, mas o seu antivírus ainda não o avisou, existem pistas que poderão ser determinan­tes para identifica­r a existência de malware. Algumas são óbvias, como uma acentuada quebra do desempenho do sistema, uma lentidão exagerada ns acções, aplicações que teimam em não abrir, sistema operativo que se recusa a actualizar, avisos de software de segurança que nunca chegou a instalar, aparecimen­to de janelas pop-ups, mesmo quando o navegador está desligado, ou até mesmo pedidos de resgate de desbloquei­o do computador.

PROTEGER O PC

A melhor forma de proteger será ter o sistema operativo sempre actualizad­o, tal como a sua solução de segurança, e activar um sistema automático de criação de cópias de segurança do seu sistema. Se por acaso tem o Windows 10 e utiliza apenas o Microsoft Defender, talvez esteja na altura de utilizar outras soluções para reforçar a segurança do seu sistema, como uma firewall dedicada, ou então utilizar uma

solução de segurança mais completa, como aquelas que lhe iremos mostrar trar na tabela.

REMOVER A AMEAÇA

Embora grande parte das ameaças meaças possa ser facilmente removida com os s principais sistemas de antivírus, como o Microsoft Defender, algumas poderão exigir processos mais complexos, como entrar ar no Windows em modo de segurança ou modo offline. O primeiro passo será sempre garantir que o seu antivírus está actualizad­o, e de seguida realizar uma análise completa do sistema. Se os sinais de alarme continuare­m a persistir terá de recorrer a outras alternativ­as mais exigentes. Para usar o Microsoft Defender, clique no menu ‘Iniciar’ e entre na ‘Segurança do Windows’ > ‘Protecção contra vírus e ameaças’; carregue em ‘Opções de análise’ e por fim em ‘ Análise Offline do Microsoft Defender’. Esta opção irá fazer reiniciar o Windows e entrar numa linha de comandos, para que o Microsoft Defender consiga analisar todos os ficheiros do sistema, incluindo aqueles que de outra forma seriam impossívei­s de verificar se o Windows estivesse a funcionar normalment­e. Se usar outras ferramenta­s de segurança, pode tentar replicar esta situação, ao reiniciar o Windows 10 em modo de segurança, permitindo desta forma que até os ficheiros de sistema sejam verificado­s. Para tal, apenas precisa de manter premida a tecla ‘Shift’, quando pedir para reiniciar o sistema operativo da Microsoft.

De seguida, quando o PC estiver a reiniciar, aparecerá um menu onde terá que escolher a opção ‘Resolver Problemas’ > ‘Opções

Avançadas’ > ‘Definições de Arranque’. Quando reiniciar novamente o PC, escolha a opção: ‘Activar o Modo de Segurança do Windows 10’. Assim, pode correr o antivírus e eliminar todas as ameaças que encontrar.

RECUPERAR O SISTEMA

Se, depois de tudo isto, nada resultar, ou caso o sistema operativo fique demasiado danificado para voltar a funcionar normalment­e, está na altura de optra por uma de duas acções: usar o ‘Restauro de Sistema do Windows’ para tentar restaurar o sistema para uma altura anterior à infecção; ou fazer uma cópia de segurança dos seus ficheiros numa drive externa, para poder reinstalar o Windows. É por este tipo de situações que recomendam­os sempre a realização de cópias de segurança regulares.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal