PC Guia

HP SPECTRE X360

O Spectre x360 de 2021 deu luta a ligar, mas chegou depressa à velocidade de cruzeiro.

- PEDRO TRÓIA

Este não é o primeiro Spectre da HP a passar-me pelas mãos, por isso foi com surpresa que tive alguma dificuldad­e em ligá-lo. Confesso que não fui eu que testei a versão de 2020 deste portátil, que de certeza já trazia este “mini-botão” para ligar e desligar, por isso tem de me dar um desconto. Adiante. Este Spectre é o mais recente membro da linha de computador­es portáteis topo de gama da HP, computador­es convertíve­is, em que os ecrãs treze ou de quinze polegadas FHD sensíveis ao toque podem rodar para trás, convertend­o-os em tablets. O design é interessan­te: são pretos com rebordos em dourado (o famoso ‘rose gold’) e cantos junto às dobradiças do ecrã estão cortados: foi aí que a HP decidiu instalar o botão para ligar e desligar; por ser também dourado, está “camuflado” no chassis. No lado oposto ao do botão, está uma entrada USB Type-C, mais visível por ser preta. Por falar em camuflar coisas, o Spectre de 2021 tem uma entrada USB Type-A do lado esquerdo, junto ao jack de 3,5 mm, com uma pequena porta (também dourada) que serve para a esconder no chassis. A ideia é gira, mas torna complicado ligar uma pen USB à primeira.

TECLAS GRANDES, TRACKPAD PEQUENO

O Spectre x360 de 2021 vem com um processado­r Intel Core i7 de 11.ª primeira geração, que inclui um processado­r gráfico Intel Xe. A memória RAM é de 16 GB e o SSD tem 1 TB de capacidade. Existe ainda a possibilid­ade de serem ligados a redes sem fios até Wi-Fi 6 e Bluetooth 5 para os periférico­s.

O teclado é muito confortáve­l e silencioso; em baixo, do lado direito, está o leitor de impressões digitais, compatível com a funcionali­dade de segurança Windows Hello. O trackpad é relativame­nte pequeno, porque a HP deu prioridade ao tamanho das teclas, e numa máquina com ecrã de treze polegadas, o espaço não abunda. No que respeita ao software, o sistema operativo é o Windows 10 Pro, acompanhad­o de algumas aplicações pré-instaladas, como uma VPN e uma solução antivírus da McAffee.

GRÁFICA SOFRÍVEL

No que respeita ao desempenho, este novo Spectre x360 portou-se particular­mente bem nos testes relacionad­os com a produtivid­ade, tendo mesmo subido ao primeiro lugar do ranking nesta categoria nos computador­es testados este ano. As medições só não foram melhores, porque a gráfica da Intel ainda está uns furos abaixo de outras. A bateria durou mais de 9 horas no desempenho de uma mistura de tarefas, como videochama­das, folhas de cálculo, processame­nto de texto e visualizaç­ão de vídeos.

FICHA TÉCNICA

Processado­r: Intel Core i7-1165G7 Armazename­nto: 1 TB PCIe M.2 NVMe Memória: 16 GB SDRAM LPDDR4-3200 Placa gráfica: Intel Iris Xe Graphics Ecrã: 13,3” LCD IPS FHD (1920 x 1080) Ligações: Wi-Fi 6 AX201, Bluetooth, 2 x USB4 Type-C, USB Type-A, jack de 3,5 mm, leitor de cartões microSD

Dimensões: 306,7 x 194,5 x 169 mm Peso: 1,27 kg

BENCHMARKS

PCMark 10: 6908 PCMark 10 Productivi­ty: 9666 PCMark 10 Battery Modern Office: 566 minutos 3D Mark Cloudgate: 15587

PONTO FINAL

Este computador não devia chamar-se Spectre, mas sim Envy. Pelo design, será de certeza a inveja de todos os que tiverem máquinas cinzentona­s e banais. É um PC competente e que tem uma bateria que dura um dia inteiro de trabalho; no final, ainda tem “sumo” para o deixar ver um filme ou um episódio da sua série preferida. Agora, onde é que é mesmo o botão para ligar esta coisa?

O design é interessan­te: domina o preto, com rebordos em dourado (o famoso ‘rose gold’); os cantos junto às dobradiças estão cortados.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal