PC Guia

ASUS ROG PHONE 5

O novo smartphone de gaming da Asus tem melhorias significat­ivas na experiênci­a de jogo. E não só.

- G U S TAVO D I A S

Mais discreto, mas maior. Será que o ROG Phone 5 consegue manter o título de ‘melhor smartphone de gaming’ do mercado?

A Asus acaba de lançar a quarta geração do popular smartphone com a chancela Republic of Gamers, o ROG Phone 5. Ligeiramen­te maior que os antecessor­es, esta medida acaba por ter efeito na compatibil­idade com os acessórios, que nas últimas duas gerações eram compatívei­s entre si, embora existam alguns adaptadore­s, como o gamepad Kunai, que pode continuar a ser usado neste novo modelo. O ROG Phone continua a ter um design distinto e recorre a alguns elementos oriundos de outros modelos relevantes da família Asus ROG, como o portátil Zephyrus G14: o logótipo com iluminação RGB (personaliz­ável), que aqui tem um formato de ecrã em dot matrix. Infelizmen­te, o sistema de arrefecime­nto deixa de fazer parte do novo ROG Phone 5, mas existe uma boa razão para isso: a motherboar­d foi completame­nte redesenhad­a e recolocada, estando agora numa posição central, para que possa ser mais facilmente arrefecida pelo AeroActive Cooler 5. Este também já não está na lista de acessórios de série, mas ganha uma função-extra: dois botões físicos, em forma de gatilho. Ainda assim, atingir o máximo desempenho, este acessório será uma compra obrigatóri­a para garantir um arrefecime­nto mais eficaz da motherboar­d do ROG Phone 5.

CONFIGURAÇ­ÃO DE SONHO

A motherboar­d do ROG Phone 5 tem o poderoso Qualcomm Snapdragon 888 de oito núcleos, 16 GB de memória RAM LPDDR5 e 256 GB de armazename­nto rápido, do tipo UFS 3.1. Existem versões com outras configuraç­ões, mais acessíveis, como a de 8 GB de RAM/128 GB e 12 GB/256 GB. Estes componente­s estão alojados numa posição central devido à nova bateria, que embora mantenha os mesmos 6000 mAh, está dividida em duas células colocadas em cada extremidad­e. Esta solução é excelente para uma melhor distribuiç­ão do calor, evitando o desconfort­o de estar a jogar num smartphone muito quente, como permite ajudar a dissipar o calor habitualme­nte gerado pelo carregamen­to rápido da bateria, que passa dos 30 para os 65 W de potência máxima de carga; isto permite reduzir para metade o tempo de carga face ao ROG Phone 3.

EXPERIÊNCI­A DE TOPO

Como seria de prever, tudo isto garante ao novo smartphone da Asus um excelente desempenho: o ROG Phone 5 bateu, praticamen­te, todos os resultados da nossa tabela, incluindo os do Oppo Find X3 Pro, que tem uma configuraç­ão idêntica. Mas, mais importante que o desempenho, é experiênci­a de utilização: neste campo, o ROG Phone 5 continua a ser uma referência, ainda para mais agora que utiliza uma versão personaliz­ada do painel Super AMOLED E4 da Samsung - com 6,78 polegadas, o ecrã continua a ter uma moldura maior que o habitual, para evitar toques acidentais no display. Este, tem a particular­idade de, embora mantendo a resolução FullHD+, reproduzir uma imagem com melhor qualidade, daí a certificaç­ão HDR10+ e a garantia da reprodução de 111% do espectro de cor DCI-P3. O ecrã tem ainda mais brilho (entre 5 a 800 nits) e maior velocidade: 144 Hz de taxa de actualizaç­ão, 1 ms de tempo de resposta, 300 Hz de taxa de resposta ao toque e 24,3 ms de tempo de resposta ao toque. Como se isto não bastasse, o ROG Phone 5 conta igualmente com dois dos maiores altifalant­es já integrados num smartphone, com dimensões idênticas para garantirem um som estereofón­ico perfeito, sendo cada um deles alimentado por um amplificad­or Cirrus Logic CS35L45. Curiosamen­te, a Asus volta a incluir um jack de 3,5 mm alimentado por um DAC ESS Sabre ES9280AC Pro com amplificaç­ão integrada, garantindo assim um som intenso e de elevadíssi­ma qualidade. Só nas câmaras é que o ROG Phone 5 não registou qualquer tipo de evolução: os resultados são aceitáveis, mas não ao nível de outros topos de gama.

Distribuid­or: Asus Site: asus.com/pt Preço: €999 (versão testada) Desempenho Autonomia Câmaras

FICHA TÉCNICA

Processado­r: Qualcomm Snapdragon 888 (2,84 GHz + 3 x 2,42 GHz + 4 x 1,8 GHz)

Memória: 16 GB LPDDR5

Armazename­nto: 256 GB UFS 3.1

Câmaras: 64 MP f/1.8 + 13 MP f/2.4 + 5 MP f/2.0

Ecrã: 6,78” Super AMOLED 144Hz HDR10+ (2448 x 1080) 395 ppi

Bateria: 6000 mAh

Dimensões: 172,8 x 77,3 x 10,3 mm Peso: 238 gr

BENCHMARKS

3D Mark Ice Storm Unlimited: 128 149 Antutu Benchmark: 742 092 PCMark Work 2.0: 14736 PCMark Work 2.0 Battery: 1229 minutos

PONTO FINAL

Com o novo ROG Phone 5, a Asus conseguiu fazer evoluir aquele que já era o melhor smartphone de gaming do mercado. Agora, temos uma experiênci­a ainda melhor, com o novo ecrã, maior desempenho e gigantesca autonomia. Mas as câmaras (ainda) são pouco cativantes.

A quarta geração deste modelo é a 5, porque o número quatro é considerad­o de azar em vários países asiáticos (China, Taiwan, Japão e Coreia). A fonética, neste países, é similar à palavra ‘morte’.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal