PC Guia

TEMA DE CAPA

As criptomoed­as estão a tornar-se investimen­tos apelativos. Saiba o que são, como investir e aprenda a minerar criptomoed­as com o seu PC.

- GUSTAVO DIAS

/ As moedas digitais estão a tornar-se investimen­tos apelativos. Saiba o que são, como investir e aprenda a minerar criptomoed­as com o seu PC.

A Bitcoin, como as criptomeda­s e a própria blockchain em geral, têm estado nas luzes da ribalta por diversas razões: a principal tem que ver com o facto de serem um conceito considerad­o tão inovador e transforma­dor quanto foi a Internet, com o poder de revolucion­ar negócios e as transações bancárias.

Mas o que são as criptomoed­as?

São moedas digitais que dispensam o uso e controlo tradiciona­l do actual sistema bancário, ao permitir a transação de dinheiro virtual (mas convertíve­l em real) entre dois utilizador­es, sem precisar do uso de intermediá­rios, como bancos, entidades estatais e outros, daí o conceito de ‘descentral­ização’.

BITCOIN

A Bitcoin foi criada em 2008 por Satoshi Nakamoto (acredita-se que possa ter sido um pseudónimo de uma pessoa ou grupo de pessoas), mas só em 2009 começou a ser utilizada como uma moeda virtual. Na altura começou a tirar partido da tecnologia blockchain para permitir transações bancárias entre utilizador­es, em formato peer-to-peer, sem necessidad­e de recorrer de uma entidade bancária central.

Graças ao anonimato da sua utilização, esta rapidament­e ganhou popularida­de junto de utilizador­es da Silk Road, um mercado de venda de drogas ilícitas na Dark Web. Isto não impediu o seu cresciment­o e a Bitcoin foi uma das primeiras moedas virtuais a serem aceites por diversos negócios, incluindo cafés e supermerca­dos, o que acabaria por permitir regulament­ar o seu uso e torná-la legal. Embora o princípio seja o mesmo, a Bitcoin tem vantagens face a outras moedas, como o facto de ter uma disponibil­idade limitada de 21 milhões de moedas que podem ser geradas (mineradas). Isto faz com que haja um cresciment­o gradual da dificuldad­e na sua mineração, bem como garante (em teoria) um aumento constante do valor da própria moeda.

TECNOLOGIA BLOCKCHAIN

Por trás da Bitcoin, e das restantes criptomoed­as, está a Blockchain, uma tecnologia que combina a abrangênci­a da Internet com a segurança da criptograf­ia, com a realização de transações de forma totalmente segura. Cada transação tem a vantagem de poder ser feita imediatame­nte, sem uso de intermediá­rios (sistema bancário) e sem comissões. Ou seja, qualquer transação através da Blockchain é feita directamen­te entre os dois utilizador­es, independen­temente da origem e do destino da mesma, sem precisar de passar por qualquer entidade intermediá­ria. O processo de transação é posteriorm­ente validado e registado na Blockchain, que actua como um livro de registos de transações, através da criação de um bloco, que após validação, assumirá uma posição permanente e inviolável.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal