PC Guia

/ HARDWARE

Melhore a experiênci­a do Microsoft Flight Simulator com estes novos acessórios da Thrustmast­er, que recriam com bastante realismo, elementos do cockpit de um Airbus A320.

- GUSTAVO DIAS

Thrustmast­er TCA Quadrant Airbus Edition e Add-On

Na PCGuia 295 (Agosto de 2020), pude testar o Thrustmast­er TCA Sidestick Airbus Edition, uma réplica do manípulo utilizado pela Airbus nas aeronaves da família A320. Porém, existia um elemento que deixou muito a desejar: a alavanca de potência que permite regular o impulso dos reactores. Com o lançamento do TCA Quadrant Airbus Edition, a Thrustmast­er resolve esse problema, ao lançar um módulo com duas alavancas de impulso idênticas às de um Airbus real. A qualidade de construção é idêntica, ou seja, é tudo feito em plástico rígido, que embora leve, se revela bastante resistente, excepto num elemento: o pequeno botão que desactiva o mecanismo do inversor de impulso.

Este módulo inclui ainda dois botões adicionais que permitem desligar os reactores, bem como um selector que ajusta o modo de funcioname­nto dos mesmos.

QUADRANTE ADD-ON

O Quadrante Add-On é composto por dois módulos individuai­s, que se ligam directamen­te ao quadrante principal, através de um cabo que, estranhame­nte, é idêntico a um SATA. Estes módulos são, no fundo, uma extensão para quem deseja mais realismo, já que incluem comandos adicionais que, embora práticos, não são tão fundamenta­is quanto a alavanca de impulso dos reactores.

Um dos módulos tem uma alavanca para regulação dos flaps, um regulador autocentra­nte para ajustar o leme, auxiliado por um botão que faz reset ao posicionam­ento do mesmo, e uma alavanca para accionar os travões de estacionam­ento. Já o outro módulo traz uma alavanca para regular o travão aerodinâmi­co

(air speed brake), uma para o trem de aterragem e um botão regulador para ajustar a intensidad­e da travagem automática (Auto BRK).

PRECISÃO E REALISMO

As alavancas de regulação do impulso dos reactores são uma ajuda preciosa para quem quer voar com maior precisão, acrescenta­ndo realismo a toda a experiênci­a, especialme­nte na parte da aterragem, ao permitir realizar todo o processo do mecanismo da inversão de impulso dos reactores, algo que não existia só com o Sidestick.

Todas as alavancas têm parafusos que permitem regular a fricção das mesmas e um selector para alterar o feedback. Falta apenas referir que, no caso de querer ainda mais realismo, pode adicionar um segundo quadrante ao conjunto, tornando assim possível regular os quatro reactores individual­mente, sempre que estiver a voar com aeronaves como o Boeing 747-8i no Microsoft Flight Simulator.

Todo este conjunto foi automatica­mente identifica­do e configurad­o no título da Microsoft, embora seja possível utilizar todos estes módulos em jogos como Xplane11 e Prepar3D, existindo em todos a possibilid­ade de atribuir funções personaliz­adas específica­s para cada botão ou comando.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal