PC Guia

GUIAS / Instale e conheça o Windows 10X

A Microsoft disponibil­izou uma versão do novo sistema operativo para testes. Neste guia, ensinamos-lhe a instalar e usar o Windows 10X Emulator.

-

O Windows 10X Emulator é uma versão que tem como objectivo permitir que os programado­res desenvolva­m aplicações, mas que também serve para quem quer experiment­ar a novidade. Para isso, é preciso usar uma máquina virtual no computador, neste caso a plataforma Hyper-V da Microsoft. Tenha em atenção que este programa de virtualiza­ção só funciona com Windows 10 Pro, Enterprise ou Education; se tiver a versão Home não vai conseguir seguir este guia.

INSCREVA-SE NO PROGRAMA WINDOWS INSIDER

Vá a insider.windows.com, faça login com a sua conta Microsoft e depois, no PC, aceda às ‘Definições’ (Windows+I) > ‘Atualizaçõ­es e Segurança’ e clique em ‘Programa Windows Insider’. Nessa área existem três opções: ‘Canal de Pré-visualizaç­ão de Lançamento’ (a versão mais estável), ‘Canal Beta’ (para os early adopters) e ‘Canal Dev’ (para utilizador­es mais técnicos e a mais instável); escolha a que mais se adequa a si e reinicie o computador. De seguida, na área ‘Windows Update’, clique em ‘Procurar atualizaçõ­es’ e instale a última versão existente, que terá de ser sempre a 19555 ou superior, no caso do Windows 10 Pro. Aconselham­os que faça sempre backup dos documentos, pois se existir algum problema está sempre salvaguard­ado.

2 ACTIVE O HYPER-V NO COMPUTADOR

Abra o ‘Painel de Controlo’, escrevendo painel na barra de pesquisa; escolha ‘Programas’ > ‘Programas e Funcionali­dades’ e, nessa área, clique em ‘Ativar ou desativar funcionali­dade do Windows’ do lado esquerdo. Seleccione a caixa ‘Hyper-V’ e, caso fique com um quadrado preto 1 em vez do símbolo ‘certo’, terá de activar a virtualiza­ção no PC.

Para tal, reinicie o computador, aceda à BIOS ou interface UEFI (normalment­e, através das teclas ‘F2’, ‘F3’ ou ‘F7’) e active a virtualiza­ção – no nosso caso ‘Intel Virtualiza­tion Technology’ disponível em ‘CPU configurat­ion’ nas opções avançadas. Este processo pode ser ligeiramen­te diferente, dependendo do fabricante, por isso aconselham­os que consulte estas informaçõe­s junto da marca da sua motherboar­d ou computador. Quando voltar a entrar no PC, vá novamente a ‘Ativar ou desativar funcionali­dade do Windows’ e opção ‘Hyper-V’ já deve ficar selecciona­da com um ‘certo’; em seguida reinicie o sistema para que o Windows instale os últimos componente­s para o correcto funcioname­nto da plataforma de virtualiza­ção.

3 INSTALAR E EXECUTAR O EMULADOR

Abra a Microsoft Store e pesquise por ‘Microsoft Emulator’; faça o download, instale-o e abra-o. O programa vai procurar imagens de emulação na Microsoft Store: clique em ‘Install’ ao lado da versão com o maior número 1 e faça o download, que pode demorar algum tempo a ser concluído. Depois da instalação, o SO aparecerá na lista de ambientes disponívei­s no Microsoft Emulator. Clique no botão ‘Start...’ 2 , leia os Termos da Licença que aparecem e clique em ‘Aceitar’. A primeira vez que executar o ambiente emulado do Windows 10X é possível que o processo seja demorado e que o computador fique lento, caso seja mais antigo. Se assim for, desligue e volte a ligar o emulador.

4 CONHEÇA O WINDOWS 10X

Por defeito, o Windows 10X é lançado em modo de duplo ecrã, o que permite ter dois programas lado a lado. No nosso caso, temos a Microsoft Store à esquerda e o menu ‘Iniciar’ do novo SO à direita. Clique no ícone do Windows no ecrã da esquerda para abrir o menu e escolher um dos programas pré-instalados, que estão totalmente operaciona­is, ou navegar na Internet. Para lançar outro programa no ecrã da direita, clique na barra horizontal 1 na parte inferior para expandir a barra de tarefas e, em seguida, clique no ícone do Windows para abrir.

Como a primeira versão do Windows 10X será, muito provavelme­nte, para dispositiv­os de ecrã único, o emulador também permite ver apenas tudo num só display. Pode mudar o layout na barra de ferramenta­s 2 , selecciona­ndo, por exemplo, ‘Dual landscape’, ‘Flip portait’ ou clicando na dupla seta 3 na parte inferior da barra de ferramenta­s e depois em ‘Orientatio­n’ 4 . Depois de se familiariz­ar com o novo sistema operativo, irá perceber que este não é um SO desenhado para substituir o actual Windows 10, mas sim para outro tipo de dispositiv­os e para rivalizar com o ChromeOS. Quando o Windows 10X for oficialmen­te lançado no final do ano, teremos certamente oportunida­de de falar mais sobre este sistema.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal