PC Guia

LG UltraGear 27GN950-B

- GUSTAVO DIAS

Até hoje, a escolha de um monitor rápido de gaming implicava escolher entre um painel rápido do tipo TN e um VA, embora estes tenham ângulos de visualizaç­ão algo limitados. Com a chegada da tecnologia Nano IPS, a LG conseguiu transforma­r os ecrãs IPS em modelos indicados para jogar, com a vantagem de terem melhores ângulos de visualizaç­ão e uma reprodução de cores mais realista. Contudo, o principal problema dos painéis IPS continua a notar-se: o baixo contraste. A LG tenta minimizar o efeito ao aplicar um sistema de retroilumi­nação por zonas, embora essa iluminação seja feita pelas laterais, em vez de ser directamen­te no ecrã, o que acaba por gerar um resultado pouco agradável, especialme­nte se estiver a ver conteúdos em HDR, como filmes - em jogos isto é praticamen­te imperceptí­vel. Onde este ecrã “brilha” é no elevado desempenho, ao reproduzir imagens em resolução 4K até 160 Hz, usando a função de overclock integrada - por defeito, a taxa de actualizaç­ão do ecrã é de 144 Hz. A isto, junta-se o reduzido tempo de resposta de 1 ms, embora este último só ocorra quando activa o modo mais rápido no menu do monitor.

O que também contribui para o excelente desempenho deste monitor são as normas G-Sync e AMD FreeSync Premium Pro - este UltraGear é mesmo um dos primeiros monitores com esta última certificaç­ão. Igualmente relevante é a versatilid­ade da base e do suporte, que permite ajustar o ecrã em inclinação e altura, bem como rodá-lo para o modo ‘pivot’. Atrás, encontra-se o original sistema de iluminação ambiente (Sphere Lighting 2.0) que permite sincroniza­r os efeitos de luz de acordo com a imagem (modo ‘Video Sync’) ou de acordo com o áudio (‘Sound Sync’), o que reforça visualment­e o impacto do áudio, como uma explosão.

Na traseira encontram-se ainda as ligações, como as entradas HDMI 2.0, compatívei­s com 4K a 60 Hz. Nesta altura, é estranho a LG não optar por entradas HDMI 2.1, que permitiria­m usar este monitor com uma PS5 ou Xbox Series X, o que permitiria a reprodução de conteúdos 4K a 120 Hz.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal