PC Guia

Saiba como instalar o Syncthing, uma solução open source de sincroniza­ção de dados entre vários dispositiv­os.

Após vários artigos com sugestões de como transforma­r um Raspberry Pi num NAS, este ajudará a instalar o Syncthing, uma solução open source de sincroniza­ção de dados entre vários dispositiv­os.

- ANDRÉ PAULA

Talvez se questione: porquê instalar mais um container no Raspberry Pi? Porque se a ideia é ter um NAS que guarde toda a informação de forma segura, com total controlo, o Syncthing vai permitir isso mesmo: sincroniza­r informação dos vários dispositiv­os que tem em casa, directamen­te a partir do NAS, de forma encriptada, em especial os dispositiv­os móveis.

Se não tomarmos as medidas necessária­s para fazer um backup, corremos o risco de perder toda a informação em caso de avaria, perda ou roubo. Por isso, o foco principal do Syncthing é fazer o backup de smartphone­s ou tablets.

Com esta ideia em mente, vamos instalá-lo primeiro no Raspberry Pi e recorrer ao Portainer, com explicámos na edição anterior.

INSTALAÇÃO

1 - Entrar no Portainer, selecciona­r ‘Stack’ e carregar no botão azul ‘Add stack’;

2 - Escolher um nome: no nosso caso definimos ‘syncthing’; 3 - Copie a “receita” seguinte e carregue em ‘Deploy the stack’. version: “2.1” services: syncthing: image: ghcr.io/linuxserve­r/syncthing container_name: syncthing environmen­t:

- PUID= 1000

- PGID= 100

- TZ=Europe/Lisbon volumes:

-/ caminho_do_volume_do_disco_externo_do_nas/ syncthing/ config:/config

-/ caminho_do_volume_do_disco_externo_do_nas/ syncthing/ data1:/data1

-/ caminho_do_volume_do_disco_externo_do_nas/ syncthing/ data2:/data2 ports:

- 8384:8384

- 22000:22000

- 21027:21027/udp restart: unless-stopped

Como reparou, o Syncthing vai correr no disco externo e guardar directamen­te a informação. As únicas alterações que terá de fazer estão indicadas a vermelho. Normalment­e, o utilizador Pi, tem o PUID a 1000 e o PGID a 100, no entanto, confirme no terminal com o comando id. Para ver o caminho do volume do disco externo, escreva no terminal o comando lsblk e copie o que começa com /srv/

dev-disk-by. Agora, consegue aceder à interface Web através do IP do Raspberry Pi, juntamente com a porta 8384 (exemplo: 192.168.1.200:8384).

CONFIGURAÇ­ÃO-BASE

1 - Ao abrir pela primeira vez o Syncthing, aparecem duas mensagens importante­s que deve levar em conta: uma sobreo envio de relatórios anónimos de utilização e a outra para criar um utilizador/password de administra­ção para o acesso. Para fazer as respetivas mudanças, terá de aceder às ‘Configuraç­ões’ e selecciona­r o separador ‘Interface gráfica’. Depois de criar o utilizador e a senha, insira o IP do Raspberry Pi e a porta (como mostra a imagem) e active a opção ‘Utilizar HTTPS na interface gráfica’.

2 - No separador ‘Geral’, mude o nome, porque visualment­e ajuda a definir em que dispositiv­o se encontra.

SINCRONIZA­ÇÃO DOS DISPOSITIV­OS

Iremos mostrar agora como sincroniza­r um smartphone. O mesmo padrão será aplicado em qualquer outro equipament­o que tenha.

1 - Instale a aplicação no smartphone através da loja Play Store ou App Store.

2 - No Syncthing do Raspberry Pi, no canto superior direito da janela, carregue em ‘Acções’ e ‘Mostrar ID’.

3 - Agora, no dispositiv­o móvel, abra a aplicação, seleccione o separador ‘Dispositiv­os’ e carregue em ‘+’. Na primeira opção ‘ID do dispositiv­o’, carregue e faça o scan ao ID do Syncthing no Raspberry Pi. Isto vai permitir que os dois dispositiv­os se conheçam na rede.

4 - Alguns segundos depois, aparece uma mensagem no Syncthing do Raspberry Pi: um novo dispositiv­o quer ligar-se. Carregue em ‘Adicionar dispositiv­o’. O equipament­o que adicionar ficará visível no painel principal, no separador ‘Dispositiv­os remotos’.

5 - Volte ao Syncthing do Raspberry Pi e crie uma pasta partilhada, para onde será carregada toda a informação do smartphone. Carregue em ‘Adicionar pasta’ e, na nova janela, altere o nome no campo: ID da pasta e caminho da pasta.

6 - Antes de gravar, no separador ‘Partilha’, escolha qual o dispositiv­o e agora sim, clique em ‘Gravar’.

7 - Agora, no smartphone, escolha ‘Pastas’ e carregue em ‘+’. Na nova janela, carregue em ‘Pasta’ e seleccione que dados quer sincroniza­r. Depois disto, na opção ‘Tipo de Pasta’, escolha ‘Enviar Apenas’ e grave.

Se tudo ficou bem configurad­o, vai verificar que os dados começam a ser sincroniza­dos. Se, por alguma razão, isso não acontecer, reinicie a aplicação Syncthing no smartphone.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal