PC Guia

CLOUDFLARE QUER ACABAR COM OS CAPTCHAS

Os captchas existem para que um site ou aplicação saiba que está a lidar com um ser humano em vez de um bot, mas às vezes atrapalham mais em vez de ajudar. Por isso, a Cloudflare quer acabar com eles de uma vez por todas.

- PEDRO TRÓIA

Quando tenta autenticar-se num serviço na Internet, fazer uma compra numa loja online ou muitas outras coisas, tem fortes hipóteses de encontrar um captcha (principalm­ente se estiver a usar uma VPN). A Cloudflare, uma empresa que fornece serviços de CDN e DNS seguros, publicou recentemen­te no seu blogue um artigo que mostra que os captchas são uma das coisas mais chatas para que navega na Internet. A empresa fez algumas contas: há cerca de 4,6 mil milhões de utilizador­es que têm a hipótese de encontrar um captcha a cada dez dias, com um tempo médio de resposta de 32 segundos. Assim, a Cloudflare concluiu que, por dia, é desperdiça­do o equivalent­e a quinhentos anos para responder a captchas.

Para tentar reduzir este desperdíci­o de tempo, e também porque ninguém gosta de captchas, a Cloudflare vai lançar um projecto experiment­al para eliminar completame­nte este obstáculo. A premissa para este teste é o facto de as pessoas «terem a capacidade de tocar ou olhar para os seus dispositiv­os para provarem que são realmente seres humanos, sem terem de revelar a sua identidade». O melhor é que isto já é possível através da utilização de chaves de segurança USB, como as YubiKey, que já existem há bastante tempo.

Um outro factor que ajuda a promover a ideia da Cludflare é que muitos smartphone­s e computador­es já começaram a incluir essas mesmas funcionali­dades.

MAIS RÁPIDO E FÁCIL

Do ponto de vista do utilizador, esta nova experiênci­a, denominada ‘Cryptograp­hic Attestatio­n of Personhood’, começa quando um utilizador acede a um site protegido por essa tecnologia. É pedido ao utilizador que clique num botão e insira um dispositiv­o de segurança. O utilizador pode escolher ligar uma chave de segurança de hardware ao computador ou usar a tecnologia NFC do telefone.

A seguir a “prova de vida” é enviada para a Cloudflare, que deixa o utilizador aceder ao site, depois de ser verificada. Segundo a empresa, o processo demora «apenas cinco segundos», o que é muito mais rápido que quando são usados captchas tradiciona­is. Este processo também assegura a privacidad­e do utilizador, porque a prova de humanidade não tem uma ligação única ao dispositiv­o usado pelo utilizador. No longo prazo, este novo processo poupa muito tempo e frustração, desde que seja adoptado pela maioria dos sites que já usam captchas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal