PC Guia

TITULO: O ESTADO DO COPYRIGHT NA EUROPA

- André RosA @andrer757

Olá a todos. Este mês voltamos a ter notícias dos lobby do copyright e as suas pressões sobre a União Europeia (bit.ly/2S71Nbt). E temos ainda a nova proposta do Parlamento Europeu para terminar com os streams piratas de desporto em ‘real-time’ (bit.ly/3vgdMSN).

Alguns grupos antipirata­ria estão a pressionar a Comissão Europeia para melhorar, na nova lei dos Serviços Digitais, os mecanismos de obtenção de dados dos clientes de hosts. Basicament­e, querem garantir que os sites piratas não saltem de um host para outro sem que ninguém saiba. Na teoria, isto é muito giro, mas primeiro há aqui vários problemas de privacidad­e porque implicaria os hosts terem logs dos dados dos clientes, mesmo os que têm sites legítimos, mas não querem os seus dados acessíveis. Segundo, e voltamos ao mesmo, é preciso definir o que são ‘sites pirata’ até porque estes sites, na sua maioria, não alojam qualquer ficheiro com conteúdo protegido por direitos de cópia exclusiva (vulgo ‘direitos de autor’).

Entretanto, o Parlamento Europeu aprovou um relatório que pede à Comissão Europeia para propor uma legislação que combata os streams piratas de eventos desportivo­s. O que é pedido neste relatório são novas regras que exijam que os serviços online desactivem as transmissõ­es ao vivo não autorizada­s num período máximo de trinta minutos após serem notificado­s por um detentor de direitos de cópia exclusiva. Com isto, estamos a abrir um precedente grave, porque com um sistema destes implementa­do pode-se bloquear qualquer coisa na Internet sem perceber primeiro se, efectivame­nte, está a infringir seja o que for - isto é muito grave. Esperemos que não passe a lei no futuro. Veremos…

Até ao próximo mês.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal