PC Guia

UM PORTÁTIL COMO NOVO

Se a limpeza de um computador de secretária parece óbvia, a de um computador portátil é idêntica, embora o acesso às “entranhas” seja bem mais limitado.

-

O processo de limpeza de um computador portátil é, em teoria, idêntico ao de um computador de secretária: é fundamenta­l garantir que o circuito do sistema de arrefecime­nto está devidament­e limpo e desobstruí­do para garantir que os componente­s essenciais funcionam adequadame­nte. Infelizmen­te, devido à complexida­de de alguns circuitos, muitas vezes os processos de limpeza exigem a abertura do computador, mas em alguns casos, quando as ventoinhas estão colocadas nas extremidad­es dos equipament­os, é possível realizar essa limpeza sem ter que tocar num só parafuso.

Para facilitar a montagem de todos os elementos, recomendam­os que desenhe numa folha de papel o seu portátil e coloque os parafusos na localizaçã­o de onde os retirou.

AVANCE COM CUIDADO

Antes de iniciar qualquer processo, desligue o computador e a ficha da corrente; se for possível, retire a bateria. Inicie a limpeza com um aspirador, colocando-o junto à entrada de ar do sistema de arrefecime­nto, para aspirar os principais aglomerado­s de poeira que tendem a obstruir a saída de ar no dissipador do sistema. Vá alternando a posição do aspirador, entre a zona de entrada e saída de ar do equipament­o. Se reparar que ainda existem poeiras acumuladas, use a lata de ar comprimido; aproveite e aspire também todas as entradas/ligações existentes; finalmente, recorra ao escovilhão, para remover todas as poeiras acumuladas.

ACESSO AO INTERIOR

Se o processo anterior foi insuficien­te para remover as poeiras, está na hora de se aventurar e abrir o portátil. Recomendam­os que apenas faça isto se a garantia do computador já expirou, uma vez que a abertura tende a fazer com que esta fique inválida. O processo de abertura difere muito, não só de fabricante, para fabricante, como de modelo, para modelo, inclusive da mesma marca. Porém, no fundo, o objectivo é o mesmo: necessita de remover uma tampa do painel inferior do portátil ou todo esse painel.

Estas tampas, que foram essencialm­ente criadas para permitir a instalação de módulos de memória (SO-DIMM) adicional, discos rígidos ou unidades SSD M.2, permitem, por vezes, aceder à ventoinha do circuito de arrefecime­nto.

INÍCIO DO PROCESSO

Se as tampas forem demasiado pequenas, então terá mesmo que remover todo o painel inferior, que está fixo por vários parafusos. Depois de retirar estes parafusos, deverá ter muito cuidado, pois há a possibilid­ade de existirem algumas fichas associadas a botões ou interrupto­res, ou até mesmo colunas de som (como o subwoofer), que devem ser desligadas antes de remover completame­nte o painel.

Quando já tiver acesso ao circuito de arrefecime­nto (que é habitualme­nte constituíd­o por bases em cobre, heatpipes para a condução de calor, e zonas de dissipação com ventoinhas integradas), deverá remover essas ventoinhas, ou pelo menos as tampas das mesmas, fixas por dois, três ou mais parafusos minúsculos.

CIRCUITO DE ARREFECIME­NTO

Ao retirar essas tampas, terá acesso ao corpo das ventoinhas, onde encontra a maior parte do pó acumulado, não só nas lâminas, como no canal de saída de ar do dissipador. Aqui, recomendam­os o uso do escovilhão e do aspirador para remover as poeiras mais entranhada­s no canal do dissipador. Use, de seguida, a escova de dentes para limpar, com muito cuidado, as lâminas da ventoinha. Aproveite e use a escova de dentes para limpar igualmente as redes ou grelhas que protegem as entradas e saídas de ar na zona do circuito de arrefecime­nto, para que essas poeiras não voltem a entrar no dissipador.

Se o computador tiver uma unidade óptica (CD, DVD ou Blu-ray), deverá removê-la antes de tentar retirar o painel traseiro. Esta unidade encontra-se fixa ao chassis por um pequeno parafuso, colocado a meio do painel traseiro.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal