PC Guia

EXPERIÊNCI­A DE MINERAÇÃO

- Luís Alves nickname Shuper’ Luu’

Durante o último mês experiment­ei o NiceHash, sendo eu um total principian­te nas criptomoed­as, mas um entusiasta de hardware sempre pronto a aprender algo novo. Não fiz as coisas da forma mais simples e configurei o computador para funcionar com o NiceHash OS. Este computador tem um cabo de alimentaçã­o, um cabo de rede e uma pen de 8 GB com o sistema operativo. Apenas para a primeira configuraç­ão liguei um ecrã, teclado e rato e, trinta dias depois, continua a produzir belas parcelas de criptomoed­as. Uma das grandes vantagens deste sistema é não ter fontes adicionais de consumo ligadas, como discos, ao contrário do computador principal onde tenho HDD para trabalhar nos vários conteúdos que produzo.

A experiênci­a tem sido positiva e, em quatro meses, o valor que investi há uns anos na placa gráfica será alcançado - nada mau. Fugindo da mineração com placa gráfica, aventurei-me com o projeto da Chia Network, mas nada de muito avançado: fiz quinze pequenos plots de 100 GB para um disco externo que tinha parado. Para quem não conhece o projecto, é uma nova criptomoed­a com um novo conceito - proof of space and time - onde é o disco rígido que é usado e não a placa gráfica.

A meio de Maio, a rede tinha quase 3,5 Exabytes (a ordem é Giga, Tera, Pet, Exa) mas há quando iniciei a rede era inferior a 900 Petabytes. Vejo as minhas hipóteses de minerar duas Chia Coin abaixo dos 0,0001%, mas mesmo assim acima da probabilid­ade de ganhar a lotaria.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal