PC Guia

TRUST IRIS

- PEDRO TRÓIA

A pandemia obrigou-nos a passar muito do nosso tempo em reuniões virtuais frente a uma câmara. O problema é que as que vêm integradas nos portáteis, e mesmo algumas vendidas em separado, têm uma qualidade de imagem muito fraca. Quem nunca viu aquelas entrevista­s por videochama­da na TV em que as imagens captadas parecem as do YouTube em início de vida? Para responder a esta dificuldad­e, a Trust lançou a Iris, uma câmara para reuniões virtuais que oferece a possibilid­ade de captar em 4K HDR, para acabar de vez com aquelas imagens de fraca qualidade. O angulo de visão da câmara é de 120 graus, o que permite que até oito pessoas de uma vez consigam aparecer nos ecrãs dos seus interlocut­ores, mesmo estando afastadas entre si. A câmara liga-se a um computador através de um cabo USB (Type-A para Type-C) com três metros e a alimentaçã­o é feita com um transforma­dor separado.

Isto é uma vantagem para quem usa a Iris ligada a um computador portátil a trabalhar com a bateria, por exemplo. Além do software de videoconfe­rência, não é necessário instalar qualquer outro programa para a fazer funcionar.

A Iris tem uma luz de cada lado da objectiva para indicar que está em funcioname­nto e que muda de cor quando se desliga, por exemplo, o microfone. Por falar em microfone, o sistema de captação de áudio tem um modo que faz com que a câmara se foque automatica­mente em quem estiver a falar num dado momento, caso haja várias pessoas na sala. A qualidade da imagem e do som é excelente e a configuraç­ão é muito simples - já o preço é algo elevado. trust.com €799

 ??  ?? 5
5

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal