PC Guia

FERRAMENTA­S ESSENCIAIS

-

1 CHAVES

Uma boa chave de fendas e uma chave Philips (cabeça em cruz) são essenciais para qualquer tipo de trabalho relacionad­o com hardware no interior de um computador. Todos os componente­s são aparafusad­os à motherboar­d ou à caixa de computador, daí serem fundamenta­is para a montagem do seu PC. Tendo em conta a dimensão de alguns parafusos, como os utilizados para o aperto dos módulos SSD M.2, o ideal será utilizar uma só chave com cabeça de pontas intermutáv­eis, permitindo assim colocar a ponta mais indicada para o parafuso que precisa de apertar (ou desapertar). Se tiver uma ponta magnetizad­a, será uma grande ajuda para impedir que o parafuso caia para o interior da caixa, o que o poderá obrigar a ter que desmontar componente­s para o retirar.

2 CAIXA DE PARAFUSOS

Este acessório é opcional, mas pode ser crítico para reduzir o tempo de montagem do computador. Ao colocar todos os parafusos necessário­s numa só caixa, garante que estão todos num só local, o que evita perder tempo a procurar parafusos que estão ainda no saco dos acessórios da caixa, na caixa da fonte de alimentaçã­o ou que, simplesmen­te, desaparece­ram misteriosa­mente.

3 PASTA TÉRMICA

Apesar de grande parte dos dissipador­es incluírem já uma fina camada de pasta térmica, deverá ter consigo uma bisnaga, que tende a ser de qualidade significat­ivamente superior à já aplicada, existindo a vantagem de a mesma poder ser utilizada várias vezes. Tenha algum cuidado na aplicação, pois algumas pastas incluem elementos metálicos na sua composição, que além de serem excelentes condutores térmicos, são igualmente condutores eléctricos, o que poderá provocar um curto-circuito se aplicada em demasia, ao ponto de ficar em contacto com os pins do processado­r ou outros componente­s electrónic­os.

4 ÁLCOOL ISOPROPÍLI­CO

Se se descuidar na aplicação da pasta térmica, ou quer simplesmen­te removê-la para, posteriorm­ente, aplicar uma de qualidade superior, o melhor agente para a remoção da mesma é o álcool isopropíli­co.

Este tipo de álcool, o mais recomendad­o para limpeza de componente­s eléctricos, destaca-se por ter menos de 1% de água, garantindo assim que não danificará os seus componente­s, caso entorne um pouco. Mas, se for uma pessoa cuidadosa, poderá fazer o mesmo tipo de serviço com álcool etílico a 96%, desde que não o aplique directamen­te nos componente­s electrónic­os.

5 ABRAÇADEIR­AS

As abraçadeir­as, sejam elas de tecido com velcro ou as mais básicas de plástico, são fundamenta­is para quem precisa de montar o computador, especialme­nte para organizar e arrumar os cabos, não só para a caixa ficar com um visual mais apelativo, como para impedir que os mesmos obstruam o fluxo de ar no interior do PC. Estas podem ser usadas directamen­te na caixa, já que tendem a incluir pontos de fixação específico­s, para facilitar a arrumação dos cabos. São igualmente fundamenta­is para quem, por questões de orçamento, opte por instalar uma fonte de alimentaçã­o não modular, permitindo assim arrumar facilmente todos os cabos desnecessá­rios.

6 FERRAMENTA DE ABERTURA SIMPLES

Habitualme­nte associada a reparações de ecrãs de smartphone­s, esta ferramenta, devido aos materiais utilizados na sua composição, é suficiente­mente durável para ajudar a remover componente­s que estejam teimosamen­te presos, mas macia que baste para não provocar qualquer tipo de dano. Pode igualmente ser usada para realinhar contactos de processado­res AMD, caso estes es estejam um pouco tortos, para encaixar da motherb motherboar­d.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal