PC Guia

ACER SWIFT X 14

A Acer introduziu este ano a série X dentro da popular gama Swift. Saiba o que traz de novo.

-

Revelada pouco antes da Computex deste ano, em Taiwan, a série X da gama Swift tem o objectivo de oferecer um desempenho superior dentro de uma categoria de computador­es portáteis que querem ser apenas bons ultraportá­teis. Mantendo uma estrutura fina e compacta, mas bastante robusta, o Swift X 14 conta com um bom ecrã IPS FullHD 1080p de catorze polegadas, capaz de reproduzir 100% do espectro de cores sRGB. Poderia ter mais ligações, mas temos o suficiente para uma utilização quotidiana, sem precisar de estar a usar um hub USB. Porém, é pelo interior que este novo ultrabook da Acer mais se destaca.

PLATAFORMA AMD

Para começar, o X 14 é obrigado a abandonar o termo ‘ultrabook’, já que isto obriga à utilização de uma plataforma Intel. Este equipament­o utiliza uma plataforma AMD de arquitectu­ra Zen3, ao recorrer aos préstimos do poderoso, mas eficiente AMD Ryzen 7 5700U, um processado­r de oito núcleos (dezasseis threads) com 8 MB de cache L3 que funciona a uma frequência base de 1,8 GHz, mas capaz de atingir os 4,3 GHz graças à tecnologia Max Boost. Este processado­r vem acompanhad­o de uma controlado­ra gráfica integrada, uma AMD Radeon Graphics de oito núcleos gráficos a 1900 MHz, uma solução significat­ivamente superior, até ao momento, a qualquer alternativ­a encontrada em plataforma­s Intel. Este portátil tem ainda 16 GB de memória RAM DDR4 e um SSD NVMe PCIe 3.0 com 1 TB.

DESEMPENHO ACIMA DA MÉDIA

Devido às limitações impostas pela plataforma, e pela necessidad­e de ter uma bateria duradoura, um ultrabook tende a estar associado a um desempenho pouco entusiasma­nte. À partida, a AMD Radeon Graphics integrada já é o suficiente para o deixar preparado para correr alguns jogos mais populares, mas a Acer achou que o utilizador deste Swift X merecia mais. Como tal, a marca decidiu incluir uma Nvidia GeForce GTX 1650 com 4 GB de memória dedicada. É certo que esta placa já tem alguns anos, mas continua a ser uma solução bastante capaz para correr a maioria dos jogos a 1080p. Se ainda for insuficien­te, a Acer permite a instalação de uma GeForce RTX 3050 Ti neste chassis, o que é impression­ante, tendo em conta as dimensões do mesmo. Destaque ainda para a excelente eficiência energética desta plataforma: em conjunto com a bateria de quatro células, garantiu mais de nove horas de autonomia, com a vantagem de

FICHA TÉCNICA

Processado­r: AMD Ryzen 7 5700U 1,8 GHz Memória: 16 GB DDR4

Armazename­nto: 1 TB SSD NVMe Placa Gráfica: AMD Radeon Graphics + Nvidia GeForce GTX 1650 4GB

Ecrã: 14” IPS LED (1920 x 1080)

Ligações: 2 x USB 3.2 Gen1,

USB-C 3.2 Gen2, HDMI, jack 3,5 mm Dimensões: 322,8 x 212,2 x 17,9 mm

Peso: 1,5 kg

BENCHMARKS

PCMark 10 Essential: 8768 PCMark 10 Productivi­ty: 7415 PCMark 10 Battery: 562 minutos 3D Mark Cloudgate: 33 718

PONTO FINAL

Este portátil compacto da Acer revelou bem mais que aquilo que parece. Visualment­e, parece um ultrabook tradiciona­l, mas no seu interior encontra-se uma combinação de componente­s que oferece uma excelente relação preço/desempenho.

A Acer pode usar este Swift X para mostrar como é possível criar-se uma configuraç­ão com gráficos dedicados e, ainda assim, garantir uma autonomia duradoura, acima das nove horas.

 ?? G U S TAVO D I A S ?? ser rapidament­e carregada, graças ao alimentado­r de 90 W fornecido.
G U S TAVO D I A S ser rapidament­e carregada, graças ao alimentado­r de 90 W fornecido.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal