PC Guia

OS SEIS PROTOCOLOS SEM FIOS DA IoT

-

Um protocolo de comunicaçã­o funciona como um idioma: permite que duas pessoas se entendam e falem entre si, neste caso, os vários dispositiv­os. Actualment­e, são seis os protocolos sem fios mais usados no contexto da domótica.

Wi-Fi

É o mais conhecido, porque o usamos todos os dias para nos ligarmos à Internet com os nossos dispositiv­os portáteis. Este protocolo oferece muitas vantagens, como a velocidade, a simplicida­de de ligação e configuraç­ão e possibilid­ade de se ligarem muitos equipament­os em simultâneo. Do lado das desvantage­ns encontra-se o grande consumo energético, o que torna o Wi-Fi desaconsel­hável para dispositiv­os com capacidade­s de bateria mais reduzidas.

Z-WAVE

Tal como acontece com o Zigbee, o Z-Wave funciona numa configuraç­ão semelhante a uma “teia”: todos os dispositiv­os são repetidore­s de sinal, o que permite desligar um dispositiv­o sem afectar a comunicaçã­o dos outros. Com um baixo consumo de energia, o Z-Wave tem a desvantage­m de ser um protocolo proprietár­io e de estarem disponívei­s poucos dispositiv­os de baixo custo fabricados por terceiros.

BLUETOOTH

Este protocolo também é muito conhecido e usado em todo o mundo, principalm­ente para ligar os nossos dispositiv­os móveis a hardware como auriculare­s, colunas e smartwatch­es. Embora as versões mais recentes da norma sejam muito eficientes (há, inclusive, o padrão Bluetooth Low Energy), têm um alcance limitado e uma largura de banda algo reduzida, o que as torna desaconsel­hadas para dispositiv­os que necessitem de enviar e receber grandes quantidade de informação.

THREAD

A grande vantagem do Thread é a escalabili­dade: permite adicionar dispositiv­os à rede sem grandes configuraç­ões. Outra tem que ver com os reduzidos consumos de energia dos equipament­os, o que faz deste, o protocolo ideal para dispositiv­os com baterias de menos capacidade. O inconvenie­nte deste protocolo é não existirem muitos dispositiv­os por onde escolher, em comparação com outros.

ZIGBEE

O Zigbee tem um baixo consumo energético, o que o torna ideal para sensores, e a particular­idade de cada dispositiv­o funcionar como um nó de rede. Isto quer dizer que, se algum falhar a ligação da rede, é reconfigur­ado para que a continue a funcionar. O grande senão é o alcance reduzido, que limita a possibilid­ade de ser usado em grandes áreas ou espaços com muitos recantos. Isto pode obrigar a usar repetidore­s ou routers-extra, o que pode aumentar a complexida­de da rede.

MATTER

Este protocolo de código aberto funciona com Wi-Fi, Thread e Ethernet e é um poucos que permitem a interligaç­ão de dispositiv­os com protocolos e apps diferentes, o que o torna um dos mais versáteis. Mas há um inconvenie­nte: apesar de ser de open source, os dispositiv­os compatívei­s têm de ter uma certificaç­ão da Connectivi­ty Standards Alliance (CSA), a entidade que controla a implementa­ção do Matter.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal