ProRunners

A VIDA É UMA JORNADA BREVE, APROVEITE CADA CORRIDA

- João Viegas Diretor

Não podia escrever este editorial sem mencionar o atleta queniano Kelvin Kiptum (1999-2024), recordista mundial da maratona. Enquanto o recordava, lembrei-me de uma outra história da adolescênc­ia, com algo em comum, quase como que num «dejá vú». Os maratonist­as Francisco Lázaro e Kelvin Kiptum faleceram ambos com 24 anos. Apesar de os 112 anos que separa estas duas histórias, ambos eram de origens modestas, muito jovens, campeões e verdadeiro­s ídolos nos seus países. Lázaro foi o primeiro maratonist­a português a participar nos Jogos Olímpicos (JO) da era moderna, em Estocolmo 1912. Era a maior esperança de medalhas para Portugal e apesar de ser o mais novo da comitiva, foi o porta-estandarte. Desfaleceu ao quilómetro 30, em plena maratona olímpica, num dia em que na Suécia os termómetro­s chegaram aos 30 graus. Antes da corrida terá dito “venço ou morro”. Faleceu no hospital, no dia seguinte, com meningite.

Kiptum fez a sua estreia internacio­nal na Meia Maratona de Lisboa, em 2019, com um recorde pessoal de 59m54s. Recordista do mundo com 2h00m35s na Maratona de Valência, em outubro de 2023, faleceu no passado fevereiro, juntamente com o seu treinador, num acidente rodoviário. Seria muito provavelme­nte o grande candidato à medalha de ouro nos JO de Paris e o homem a bater o recorde do mundo da maratona em menos de duas horas. Estes campeões partiram demasiado cedo. Que os deuses da corrida olhem por eles.

ANO OLÍMPICO, PORTUGUESE­S NA MIRA

Nos JO Paris 2024, temos cada vez mais atletas apurados. À data do fecho desta edição já era 39 o número de vagas olímpicas nacionais assegurada­s, sendo oito do atletismo.

E como falar em JO sem referir Patrícia Mamona? A atleta medalhada em Tóquio regressa à nossa capa com uma entrevista reveladora do que podemos ainda esperar, neste ano olímpico, da campeã que recupera a sua forma, após uma fase difícil de lesões.

CORRER NA PRIMAVERA

Quem gosta de correr, fá-lo em qualquer altura do ano, mas com a chegada dos dias maiores e mais amenos a vontade parece que aumenta. Aproveite o bom tempo para se preparar com treinos no exterior ou até mesmo para fazer trails que explorem as mais bonitas paisagens de norte a sul do país. A pensar também nos corredores de longas distâncias, apresentam­os os conselhos do treinador Sérgio Santos contra o flagelo que é o fenómeno de na segunda parte da Meia e da Maratona os atletas terem quase sempre resultados piores. Bons treinos, boas corridas e boa leitura com a PRO RUNNERS Magazine.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal