Vin­te di­as de ani­ma­ção pa­ra agi­tar Águe­da

Publico - Fugas - - ÁGUEDA -

As pro­pos­tas são mui­tas e pro­me­tem agra­dar a di­fe­ren­tes ti­pos de pú­bli­cos. Es­pec­tá­cu­los, ani­ma­ção de rua, DJ, per­for­man­ces, tas­qui­nhas e ar­te urbana irão to­mar con­ta, a par­tir des­te sá­ba­do e até dia 29 de Ju­lho, do cen­tro da ci­da­de de Águe­da. Con­tas fei­tas, são 23 di­as con­se­cu­ti­vos de pro­gra­ma­ção cul­tu­ral e sem­pre com en­tra­da gra­tui­ta. A gran­de es­tre­la da fes­ta vol­ta a ser o The Um­brel­la Sky, ins­ta­la­ção ar­tís­ti­ca que en­che as ru­as da bai­xa da ci­da­de de guar­da-chu­vas co­lo­ri­dos. O pro­jec­to de ar­te urbana que cor­reu mun­do — quem nun­ca viu uma ima­gem des­ta ins­ta­la­ção nas re­des so­ci­ais ou em re­vis­tas? — e tem vin­do a ser re­pli­ca­do nou­tras ci­da­des, pro­me­te tor­nar a en­cher de cor e ale­gria o AgitÁgueda.

E co­mo a ar­te urbana é sem­pre uma boa for­ma de dar a co­nhe­cer os es­pa­ços da ci­da­de e a sua his­tó­ria, ao The Um­brel­la Sky jun­tam-se ou­tras ins­ta­la­ções e pro­jec­tos. Ban­cos de jar­dim, es­ca­da­ri­as, co­lu­nas, en­tre ou­tros, es­tão pin­ta­dos com va­ri­a­ções cro­má­ti­cas ape­la­ti­vas e con­vi­dam os vi­si­tan­tes a cir­cu­lar ao lon­go de uma ver­da­dei­ra ga­le­ria de ar­te urbana a céu aber­to (há um ro­tei­ro da ci­da­de de­di­ca­do a es­tas ins­ta­la­ções).

É tam­bém nas ru­as que irá ser ser­vi­do ou­tro dos “pra­tos” for­tes da fes­ta. Es­tá pre­vis­to um En­con­tro de Ho­mens Estátua (di­as 7 e 8), um En­con­tro de Fan­far­ras (dia 15) e um Car­na­val Fo­ra d’Ho­ras e cor­te­jo Color Day (dia 22). Pa­ra o des­fi­le de Car­na­val es­tá já ga­ran­ti­da a par­ti­ci­pa­ção de cen­te­nas de mú­si­cos e sam­bis­tas, per­ten­cen­tes a vá­ri­as es­co­las de sam­ba e gru­pos car­na­va­les­cos — no­me­a­da­men­te, Sam­ba Re­nas­cer, Sam­ba Ju­ven­tu­de Va­rei­ra, Sam­ba Tri­bal, Sam­ba No­vo Im­pé­rio, Sam­ba Vi­la ré­gia, Sam­ba re­al imperatriz, Gru­po Afri­ca­no Alan­ta­tou, As­so­ci­a­ção Kung Fu do Mi­nho, Ca­re­tos de Po­den­se e Gru­po Bom­bos Va­le Tu­do. A pa­ra­da te­rá iní­cio às 16h30, na Ave­ni­da Eu­gé­nio Ri­bei­ro.

Des­ta­que, tam­bém, pa­ra a ac­ção de body­pai­ting, pre­vis­ta pa­ra es­te fim-de-se­ma­na (di­as 7 e 8). Se­gun­do avan­ça a or­ga­ni­za­ção do AgitÁgueda, “se­te body­pain­ters da Sué­cia, Li­tuâ­nia, Itá­lia, Áus­tria e Ale­ma­nha cri­a­rão uma pe­ça ori­gi­nal de body­pain­ting, so­bre os cor­pos de 14 bai­la­ri­nas”. Se os qui­ser ver pintar ao vi­vo é só ru­mar ao cen­tro da ci­da­de.

Pa­ra aque­les que são atraí­dos pe­los con­cer­tos mu­si­cais, aqui fi­cam al­guns dos no­mes que irão pas­sar pe­lo pal­co da Ten­da AgitÁgueda: Car­lão (ho­je, dia 7), Tim & Or­ques­tra 12 de Abril (dia 8), Du­bi­o­za Ko­lek­tiv (dia 13), Ma­ri­za (dia 14), Bár­ba­ra Ban­dei­ra (15), Di­o­go Pi­çar­ra (20), Ana­vi­tó­ria (21), Má­rio Ma­ta (22), Blaya (27), El­la Ey­re (28) e Paula Fer­nan­des (29).

E nes­ta que é já a 13.ª edi­ção do even­to man­tém-se a apos­ta de re­ser­var uma área pa­ra os mais no­vos, o cha­ma­do Agi­taKids, as­sim co­mo pa­ra o des­por­to — tan­to mais por­que es­ta­mos em ano de Mun­di­al. Ha­ve­rá trans­mis­são de jo­gos na Ten­da AgitÁgueda, um en­con­tro de des­por­tos náu­ti­cos, pro­vas de BTT e té­nis. E com mais ou me­nos vitórias, há uma con­quis­ta que já nin­guém tira ao AgitÁgueda: re­ce­beu, es­te ano, o se­lo FEST300 2018 – The World’s Best Fes­ti­vals.

O pro­jec­to Um­brel­la Sky é já um dos íco­nes de Águe­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.