A his­tó­ria dos mai­o­res ex­plo­ra­do­res da his­tó­ria

Publico - Fugas - - LIVROS - Luís Oc­tá­vio Cos­ta

Atlas: li­vro de ma­pas ge­o­grá­fi­cos; vo­lu­me de ilus­tra­ções elu­ci­da­ti­vas de um tex­to ou de uma área de co­nhe­ci­men­to. Te­mos à nos­sa fren­te pre­ci­sa­men­te um Atlas — Atlas das Vi­a­gens e dos Ex­plo­ra­do­res, as vi­a­gens de mon­ges, na­tu­ra­lis­tas e ou­tros vi­a­jan­tes de to­dos os tem­pos e lu­ga­res —, pro­pos­ta de uma edi­to­ra que tam­bém é um pla­ne­ta (Pla­ne­ta Tan­ge­ri­na) e que tem por há­bi­to mis­tu­rar tex­tos e ilus­tra­ções pa­ra nos mos­trar, “aqui va­mos nós”, que a ima­gi­na­ção não tem li­mi­tes.

Pythe­as (uma vi­a­gem até ao fim do mun­do), Xu­an­zang (um mon­ge fi­ló­so­fo e tra­du­tor na ro­ta da se­da), Gi­o­van­ni da Pi­an Del Car­pi­ni (um fra­de es­pião ao en­con­tro dos mon­góis), Mar­co Po­lo (as aven­tu­ras de Mar­co, Nic­co­lo e Mat­teo em ter­ras do Ori­en­te), Ibn Bat­tu­ta (uma lon­ga vi­a­gem à Ásia e não só), Bar­to­lo­meu Di­as (uma vi­a­gem con­tra o me­do), Je­an­ne Ba­ret (a pri­mei­ra mu­lher da His­tó­ria a dar a vol­ta ao mun­do), Jo­seph Banks (uma ex­pe­di­ção ao sul do Pa­cí­fi­co), Hum­boldt (ex­plo­ra­ções de um ci­en­tis­ta-eco­lo­gis­ta na Amé­ri­ca do Sul), Darwin (a vi­a­gem a bor­do do Be­a­gle) e Mary Hen­ri­et­ta Kings­ley (uma aven­tu­rei­ra des­te­mi­da na Áfri­ca Oci­den­tal). “Um dia al­guém avan­çou e foi dar a ou­tro lu­gar. E dois lu­ga­res que nun­ca ti­nham es­ta­do li­ga­dos, li­ga­ram-se pe­la pri­mei­ra vez. De­se­nhou-se um ca­mi­nho: o pri­mei­ro ma­pa.” Es­te é um ma­pa de ma­pas, um blo­co de ano­ta­ções de al­guns dos mai­o­res ex­plo­ra­do­res da his­tó­ria universal, um ca­der­no de es­bo­ços e de­se­nhos que aju­dam a ex­pli­car “o que po­de le­var al­guém a fa­zer-se à es­tra­da quan­do a es­tra­da ain­da não exis­te”.

Em pou­cos sé­cu­los, tu­do mu­dou. “Não co­nhe­cía­mos os li­mi­tes do pla­ne­ta e mui­tas áre­as do mun­do con­ti­nu­a­vam iso­la­das, sem li­ga­ção umas com as ou­tras. Des­co­nhe­cía­mos não ape­nas as ter­ras e as es­pé­ci­es que exis­ti­am nou­tras re­giões, mas tam­bém as ou­tras pes­so­as e as su­as

NEL­SON GAR­RI­DO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.