Condomínio de luxo na Alta do Lumiar quer captar investimento de €20 milhões
Millennium bcp está a promover a venda conjunta de 23 apartamentos no condomínio Espaço Lumiar. Zona Norte de Lisboa é área de expansão da procura residencial
Na mira da Direção de Negócio Imobiliário do Banco estão investidores nacionais e também internacionais, que “pretendam investir em habitação na cidade de Lisboa, quer para revenda quer para colocar no mercado de arrendamento”, explica ao Público Imobiliário, Ramiro Gomes, Responsável de Vendas – Grandes Imóveis Sul desta área de negócio. A estratégia do Banco passa pela venda agregada a um único investidor de 23 apartamentos de gama alta (nas tipologias T1, T2, T3 e T4, com áreas entre os 120 m2 e os 280 m2) no condomínio Espaço Lumiar, na Alta do Lumiar, em Lisboa, por um valor que ascende a €20 milhões. Trata-se de “uma excelente oportunidade de investimento”, defende este responsável, já que “nas zonas mais centrais da cidade a oferta deste tipo de imóvel é escassa ou até inexistente, face a uma procura bastante expressiva”, pelo que esta “será uma zona natural de expansão da procura”.
Apesar do Centro Histórico e de zonas prime como a avenida da Liberdade, Chiado, Príncipe Real e Estrela /Lapa continuarem a ser um foco importante dos compradores, “a procura residencial deixou de estar centrada apenas nestas zonas e passou também a focar-se em zonas menos centrais”, confirma um relatório da consultora JLL, evidenciando precisamente a zona Norte de Lisboa, além de todo o eixo ribeirinho ocidental entre Belém e Alcântara, ou na zona mais oriental, o Beato, como os territórios de expansão que atualmente estão a atrair os compradores. E não é apenas a questão do preço e os portugueses – que pretendem produtos com investimentos médios mais baixos - que estão a motivar esta expansão. Também os estrangeiros “são motivados pelo modo de vida alternativo que estas zonas podem proporcionar”, refere a mesma consultora. E nesse aspeto, este produto também marca pontos: “Os apartamentos situam-se numa zona nobre com proximidade a emblemas cultu- rais da cidade como o Museu do Traje e alguns palacetes”, diz Ramiro Gomes. Tudo isto numa zona residencial consolidada, “com proximidade de importantes zonas comerciais, como é o caso do Centro Comercial Colombo”, de hospitais ou escolas, além de estar “numa localização central no que respeita aos acessos principais a Lisboa, como a segunda circular ou o IP 7, e apenas a 3 km do aeroporto”, nota Ramiro Gomes
Disponibilidade imediata
O facto de ser uma oferta já concluída e pronta a ocupar, dá uma van- tagem competitiva a este produto, num cenário em que cerca de “90% das unidades residenciais atualmente construídas em Lisboa são vendidos em planta”, de acordo com uma análise da CBRE. Na verdade, nota a consultora, “apesar do número de apartamentos para venda com conclusão prevista para 2018 ser muito superior ao verificado em 2017 (serão cerca de 1.200 vs. 740 respetivamente), poucos serão aqueles que não estarão já vendidos quando a obra estiver terminada”. Mas é preciso que a expansão da construção para fora do centro his- tórico também continue a apostar em “produto de qualidade, com estética e amenities (tais como jardim e piscina)“, diz a CBRE. Algo que também joga a favor destes apartamentos “com áreas generosas, elevada qualidade de construção, privacidade e segurança 24h”, que se distinguem pela “qualidade, reserva e sossego do condomínio”. Parque de estacionamento, um health club, piscina interior e exterior, pérgula, pavilhão de caça e áreas ajardinadas são valências deste condomínio, onde além dos apartamentos detidos pelo Millennium bcp se integram outros sete apartamentos e uma moradia.
Por tudo isto, o Banco acredita que se trata de um produto que terá bastante sucesso junto do comprador final, e particularmente dos estrangeiros, o que constitui também um importante argumento para a venda em bloco destes apartamentos a um único investidor. É que, de acordo com dados da Confidencial Imobiliário, os estrangeiros investiram em média, mais 40% na compra de uma casa em Lisboa do que os portugueses (dados de janeiro de 2016 a junho de 2017) e são também eles que dominam nas compras acima dos 6.000 euros/m2, numa altura em que se identificaram já 84 nacionalidades ativas na compra de casa na capital.
O Condomínio Espaço Lumiar dispõe de piscina e jardim, entre várias outras valências