Ati­vi­da­de de obras pú­bli­cas vol­ta a que­brar em fe­ve­rei­ro

Fe­ve­rei­ro acen­tu­ou a qu­e­bra da ati­vi­da­de das obras pú­bli­cas em Por­tu­gal, mês em que fo­ram pro­mo­vi­dos 96,7 mi­lhões de eu­ros em con­cur­sos de em­prei­ta­das pú­bli­cas

Publico - Imobiliario - - Novos Projetos Imobiliários Na Ru - Ana Tavares

Es­te va­lor co­lo­ca o to­tal apu­ra­do nos dois pri­mei­ros me­ses do ano nos 178 mi­lhões de eu­ros, me­nos 58% que o ve­ri­fi­ca­do no pe­río­do ho­mó­lo­go de 2017. Tra­ta-se do 2º mês con­se­cu­ti­vo de va­ri­a­ções ho­mó­lo­gas acu­mu­la­das ne­ga­ti­vas no vo­lu­me de obras a con­cur­so, o que não acon­te­cia des­de de­zem­bro de 2015.

Os nú­me­ros são do Ba­ró­me­tro das Obras Pú­bli­cas, da AICCOPN, se­gun­do o qual o to­tal dos con­tra­tos ce­le­bra­dos no âm­bi­to de con­cur­sos pú­bli­cos, re­por­ta­dos no Ob­ser­va­tó­rio, nos pri­mei­ros 2 me­ses do ano as­cen­deu aos 140 mi­lhões de eu­ros, me­nos 12% que em igual pe­río­do do ano pas­sa­do. Ape­sar da qu­e­bra nos vo­lu­mes con­tra­ta­dos ser sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te in­fe­ri­or à ve­ri­fi­ca­da nos con­cur­sos pro­mo­vi­dos, o di­fe­ren­ci­al “con­ti­nua a ser bas­tan­te ex­pres­si­vo”, su­pe­ran­do os 1.500 mi­lhões de eu­ros ao lon­go dos úl­ti­mos 12 me­ses. A AICCOPN ex­pli­ca que, nes­te pe­río­do, foi ce­le­bra­da uma con­tra­ta­ção de 1 eu­ro por cada 2,29 eu­ros de con­cur­sos de em­prei­ta­das de obras pú­bli­cas anun­ci­a­dos.

Em con­tra­ci­clo, em ja­nei­ro e fe­ve­rei­ro os con­tra­tos ce­le­bra­dos na mo­da­li­da­de de ajus­te di­re­to so­ma­ram os 81 mi­lhões de eu­ros, 1% aci­ma de igual pe­río­do do ano pas­sa­do.

Adi­ci­o­nal­men­te, o vo­lu­me to­tal de con­tra­tos ce­le­bra­dos nes­te pe­río­do foi de 226 mi­lhões de eu­ros, me­nos 13% fa­ce ao pe­río­do ho­mó­lo­go de 2017.

Já em ja­nei­ro ti­nham si­do pro­mo­vi­dos con­cur­sos de obras pú­bli­cas no va­lor de 82 mi­lhões de eu­ros, o que na al­tu­ra re­pre­sen­tou uma qu­e­bra de 61% fa­ce aos 209 mi­lhões de eu­ros apu­ra­dos em igual mês de 2017.

Se­gun­do o Ba­ró­me­tro das Obras Pú­bli­cas da AICCOPN, es­te va­lor re­fle­te tam­bém uma qu­e­bra de 72,6% fa­ce a de­zem­bro, o mais bai­xo des­de no­vem­bro de 2015, quan­do se pro­mo­ve­ram ape­nas 56 mi­lhões de eu­ros em con­cur­sos.

DR

Em ja­nei­ro e fe­ve­rei­ro o va­lor das obras pú­bli­cas as­cen­deu aos 140 mi­lhões de eu­ros, me­nos 12% que em igual pe­río­do do ano pas­sa­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.