Apro­vei­te mais o ex­te­ri­or da sua ca­sa

Te­nha uma pe­que­na va­ran­da, um mo­des­to ter­ra­ço, ou um jar­dim de mai­o­res di­men­sões, é pos­sí­vel en­con­trar ex­ce­len­tes so­lu­ções que o po­dem aju­dar a tor­nar es­te espaço num espaço de so­nho, on­de po­de con­vi­ver, re­la­xar e des­fru­tar. Mãos à obra ao ex­te­ri­or da sua

Publico - Imobiliario - - Jardins E Piscinas -

Mes­mo que te­nha um espaço ex­te­ri­or de pe­que­nas di­men­sões po­de, per­fei­ta­men­te, trans­for­má-lo no “re­fú­gio” ide­al pa­ra quan­do re­gres­sa a ca­sa. Des­de co­lo­car um deck no ter­ra­ço pa­ra apro­vei­tar o bom tem­po, tro­car o mo­bi­liá­rio an­ti­go ou trans­for­mar a sua va­ran­da num jar­dim, tu­do é pos­sí­vel.

O pri­mei­ro pas­so é pla­ne­ar. Es­te tem de ser o pon­to de par­ti­da pa­ra o seu pro­je­to. Es­tu­de com cal­ma o espaço, me­ça todos os re­can­tos e vá ten­tan­do de­ci­dir qual a uti­li­za­ção que lhe quer dar. Se­rá uma zo­na de bar­be­cue? Um espaço pa­ra re­fei­ções? Ou ape­nas um “re­fú­gio” pa­ra a lei­tu­ra e pa­ra re­la­xar?

A se­gun­da fa­se é es­co­lher. Na LE­ROY MERLIN en­con­tra to­da a va­ri­e­da­de e so­lu­ções, des­de o mo­bi­liá­rio, a ilu­mi­na­ção, o pa­vi­men­to mais ade­qua­do, a so­lu­ção pa­ra cri­ar som­bra, até aos mais pe­que­nos de­ta­lhes e apon­ta­men­tos, co­mo as al­mo­fa­das, pa­ra que pos­sa apro­vei­tar o ex­te­ri­or da sua ca­sa se­ja qual for o espaço, o seu es­ti­lo e as su­as ne­ces­si­da­des.

O ter­cei­ro mo­men­to é re­a­li­zar, ou se­ja, co­lo­car “mãos à obra”. Se­ja fa­zen­do vo­cê mes­mo, se­ja com a aju­da da LE­ROY MERLIN, que co­lo­ca à dis­po­si­ção dos seus cli­en­tes uma equi­pa de es­pe­ci­a­lis­tas, que o po­dem aju­dar em tu­do o que ne­ces­si­ta pa­ra re­a­li­zar o seu pro­je­to, des­de o pla­ne­a­men­to, até à con­cre­ti­za­ção do mes­mo.

Ima­gi­ne uma va­ran­da. Por de­fi­ni­ção, um espaço pe­que­no pe­lo que tem de re­al­men­te sa­ber apro­vei­tar bem e oti­mi­zar todos os me­tros dis­po­ní­veis. Uma pe­que­na me­sa com du­as ca­dei­ras po­de ser a so­lu­ção pa­ra cri­ar uma ex­ten­são da sua sa­la quan­do es­tá bom tem­po, po­den­do ain­da tor­nar o espaço mais agra­dá­vel co­lo­can­do, por exem­plo, um pa­vi­men­to ce­râ­mi­co, de fá­cil ma­nu­ten­ção, e al­gu­mas flo­rei­ras na pa­re­de. Pa­ra um es­ti­lo úni­co, ar­ris­que co­lo­can­do um deck de ma­dei­ra na pa­re­de, dan­do-lhe um aca­ba­men­to to­tal­men­te ao seu es­ti­lo, com um es­mal­te pa­ra ma­dei­ras. E por­que não cri­ar um ban­co e can­tei­ros com es­se mes­mo ma­te­ri­al e aca­ba­men­to, con­fe­rin­do um es­ti­lo úni­co e co­or- de­na­do ao seu espaço.

Uma di­ca pa­ra au­men­tar a sua pri­va­ci­da­de, ou cri­ar uma so­lu­ção pa­ra cri­ar som­bra na va­ran­da: fa­ça um sim­ples e prá­ti­co “tol­do” vertical. Es­co­lha uma te­la pa­ra ex­te­ri­or e apli­que na zo­na in­fe­ri­or um va­rão de ma­dei­ra ou me­tá­li­co pa­ra lhe dar pe­so. De pa­re­de a pa­re­de, co­lo­que um ca­bo de aço, adi­ci­o­ne ar­go­las com pin­ça e pen­du­re-o.

E já ago­ra, ti­re mais par­ti­do do seu espaço tam­bém à noi­te. In­clua no seu pro­je­to uma boa ilu­mi­na­ção, fun­ci­o­nal e de­co­ra­ti­va, e dê ao seu espaço um am­bi­en­te aco­lhe­dor pa­ra des­fru­tar nas noi­tes de ve­rão.

Ca­so te­nha um pou­co mais espaço, se­ja uma va­ran­da se­ja um jar­dim, as op­ções são imen­sas. Me­sas ex­ten­sí­veis são sem­pre uma boa op­ção quan­do nun­ca sa­be­mos quan­tos ami­gos ou fa­mi­li­a­res nos vão to­car à por­ta. So­fás e ca­dei­rões são igual­men­te ex­ce­len­tes elei­ções, mes­mo pa­ra quan­do o espaço não é mui­to gran­de.

Pa­ra que o espaço não fi­que de­ma­si­a­do ex­pos­to ao sol, po­de sem­pre pôr uma pér­gu­la, ou um cha­péu, ou até uma ma­lha, dan­do um as­pe­to exó­ti­co ao seu ter­ra­ço. E se o quer tor­nar ain­da mai­or, con­si­de­re pen­du­rar es­pe­lhos que, pa­ra além de se­rem ob­je­tos de­co­ra­ti­vos, vão dar mais am­pli­tu­de ao seu ter­ra­ço.

Ca­so ain­da lhe so­bre uns me­tros, não se es­que­ça das so­lu­ções de bar­be­cue. Ha­ve­rá al­go que apro­xi­me mais uma fa­mí­lia e ami­gos do que um bom chur­ras­co num en­so­la­ra­do do­min­go?

FOTOS: DR

Pa­ra um es­ti­lo úni­co, ar­ris­que co­lo­can­do um deck de ma­dei­ra na pa­re­de, dan­do-lhe um aca­ba­men­to to­tal­men­te ao seu es­ti­lo, com um es­mal­te pa­ra ma­dei­ras

Au­men­te a pri­va­ci­da­de no seu jar­dim pro­lon­gan­do os mu­ros com pai­néis de cha­pa zin­ca­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.