Ho­te­la­ria es­pe­ra me­lho­res re­tor­nos no verão

Publico - Imobiliario - - Atualidade -

Se­gun­do es­te inqué­ri­to, que ana­li­sa as re­ser­vas já efe­tu­a­das na ho­te­la­ria na­ci­o­nal pa­ra o pe­río­do de ju­lho a se­tem­bro, 45% dos ho­te­lei­ros con­si­de­ram que a ta­xa de ocu­pa­ção se­rá idên­ti­ca à do ano pas­sa­do. Ape­nas os in­qui­ri­dos do Nor­te, Cen­tro e Aço­res con­si­de­ram que a per­for­man­ce se­rá me­lhor do que no ano pas­sa­do. Pa­ra 79% dos in­qui­ri­dos de Lis­boa, 78% dos Aço­res e 77% do Al­gar­ve, a ta­xa de ocu­pa­ção se­rá su­pe­ri­or a 80% no pe­río­do de verão.

As pers­pe­ti­vas são oti­mis­tas no que diz res­pei­to ao ARR (pre­ço mé­dio por quar­to ocu­pa­do) e RevPar. 72% e 71% dos ho­te­lei­ros es­pe­ram que o ARR e o RevPar, res­pe­ti­va­men­te, se­jam me­lho­res ou mui­to me­lho­res do que no verão pas­sa­do. São as re­giões de Lis­boa e Nor­te as que es­pe­ram um me­lhor pre­ço mé­dio por quar­to ocu­pa­do. 84% dos ho­te­lei­ros de Lis­boa acre­di­tam que o seu RevPar se­rá me­lhor ou mui­to me­lhor que no verão de 2017.

Cris­ti­na Si­za Vi­ei­ra, pre­si­den­te exe­cu­ti­va da AHP, des­ta­ca que “es­te ano não há gran­des sur­pre­sas, os ho­te­lei­ros es­tão re­la­ti­va­men­te me­nos oti­mis­tas em ter­mos de cres­ci­men­to da ocu­pa­ção, mas por­que as ta­xas de ocu­pa­ção são já tra­di­ci­o­nal­men­te ele­va­das nes­ta épo­ca do ano (no ano pas­sa­do fe­chá­mos o verão com uma TO de 86%). Pers­pe­ti­va-se tam­bém, à se­me­lhan­ça do inqué­ri­to de 2017, que o ARR e o RevPAR se­jam me­lho­res do que no ano an­te­ri­or, o que aliás tem acom­pa­nha­do o cres­ci­men­to que se tem ve­ri­fi­ca­do nes­tes indicadores des­de o iní­cio de 2018”.

De no­tar tam­bém que as ex­pe­ta­ti­vas em re­la­ção à es­ta­da mé­dia são tam­bém de ma­nu­ten­ção. 76% dos ho­te­lei­ros acre­di­tam que es­ta se­rá igual à do ano an­te­ri­or, e 45% es­pe­ram uma es­ta­da mé­dia en­tre 1 a 3 di­as, 37% en­tre 3 a 5 di­as.

A ní­vel na­ci­o­nal, os ho­te­lei­ros apon­tam o mer­ca­do in­ter­no co­mo o mais sig­ni­fi­ca­ti­vo, re­pre­sen­tan­do 18%. Es­pa­nha e Fran­ça re­pre­sen­tam 15% da quo­ta do verão. Por ou­tro la­do, 45% e 44% dos ho­te­lei­ros in­di­cam que a evo­lu­ção dos mer­ca­dos fran­cês e bra­si­lei­ro, res­pe­ti­va­men­te, se­rá me­lhor ou mui­to me­lhor do que no ano pas­sa­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.