Crónica Da­ni­el Ri­bas O ci­ne­ma por­tu­guês

Publico - Ipsilon - - Primeira Página -

Aver­ti­gem das ima­gens no mun­do pós-In­ter­net pro­vo­cou uma de­so­ri­en­ta­ção. De cer­ta for­ma, aqui­lo que a te­le­vi­são, o YouTu­be ou as re­des so­ci­ais nos dão a ver são ima­gens for­tes de um re­al mui­tas ve­zes im­preg­na­do de dis­cur­sos con­tra­di­tó­ri­os em que con­fluiu um tem­po já de­no­mi­na­do de pós-ver­da­de (ter­mo al­go equí­vo­co, mas que, pe­lo me­nos, as­si­na­la o fu­ra­cão de ima­gens de­sor­de­na­das que ca­rac­te­ri­za o nos­so tem­po). Es­ta ver­ti­gem do re­al, em que con­cor­rem te­le­jor­nais, vídeos vi­rais ou pro­gra­mas de re­a­lity tv, flui pa­ra uma no­va or­dem vi­su­al do mun­do con­tem­po­râ­neo que não po­dia dei­xar de con­ta­mi­nar o ci­ne­ma. Pre­ten­de­mos aqui as­si­na­lar co­mo is­so se evi­den­ci­ou no re­cen­te ci­ne­ma por­tu­guês.

Sen­do um dos exem­plos mais mar­can­tes do ci­ne­ma de au­tor no pa­no­ra­ma con­tem­po­râ­neo, o ci­ne­ma por­tu­guês tem, co­mo to­dos sa­be­mos, ga­nho par­ti­cu­lar vi­si­bi­li­da­de no con­tex­to in­ter­na­ci­o­nal, es­tan­do pre­sen­te nos gran­des fes­ti­vais e sen­do va­lo­ri­za­do co­mo um ci­ne­ma na­ci­o­nal de ca­rac­te­rís­ti­cas cos­mo­po­li­tas. Mes­mo que se ex­po­nha, nes­ses fó­runs, co­mo um ci­ne­ma na­ci­o­nal, as su­as ca­rac­te­rís­ti­cas for­mais há mui­to que dei­xa­ram de de­pen­der de uma sin­gu­la­ri­da­de pró­pria, so­bre­tu­do pe­la di­ver­si­da­de de vo­zes que o cons­ti­tui. No en­tan­to, tem ha­vi­do uma par­ti­cu­lar adesão dos ci­ne­as­tas por­tu­gue­ses a uma re­a­li­da­de qua­se “me­diá­ti­ca” de Por­tu­gal. É co­mo se os nos­sos au­to­res não pu­des­sem es­ca­par a es­ta ver­ti­gem de que fa­la­mos.

A ver­da­de é que tal­vez não ti­ves­se si­do pos­sí­vel de ou­tra for­ma, pre­ci­sa­men­te por­que o país vi­veu a úl­ti­ma dé­ca­da in­ten­sa­men­te. Pa­ra o bem e pa­ra o mal, es­sa in­ten­si­da­de foi im­por­tan­te pa­ra im­por uma agen­da do re­al no ci­ne­ma por­tu­guês. Uma agen­da marcada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.