Crónica Ri­ta Al­mei­da de Car­va­lho Ar­qui­vos par­ti­cu pú­bli­ca

Publico - Ipsilon - - Primeira Página -

A15 de Se­tem­bro de 2014 o Jor­nal de No­tí­ci­as di­vul­ga­va que o Es­ta­do por­tu­guês ti­nha “mais de cin­co mil qui­ló­me­tros (co­mo ir do Porto a Mos­co­vo) de ar­qui­vos por or­ga­ni­zar”. Nem tu­do de­ve ser con­ser­va­do, mas é ne­ces­sá­rio co­nhe­cer o va­lor in­for­ma­ti­vo, a re­le­vân­cia en­quan­to pro­va fac­tu­al e a im­por­tân­cia his­tó­ri­ca des­ta do­cu­men­ta­ção pa­ra se de­ter­mi­nar o seu des­ti­no fi­nal.

A en­ti­da­de res­pon­sá­vel por de­fi­nir os cri­té­ri­os de ar­qui­vo dos do­cu­men­tos pro­du­zi­dos pe­la ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, a Di­rec­çãoGe­ral do Li­vro, dos Ar­qui­vos e das Bi­bli­o­te­cas (DGLAB), tem de­di­ca­do par­te subs­tan­ci­al dos seus es­for­ços a es­ta ta­re­fa. Os ar­qui­vos pri­va­dos tam­bém es­tão su­jei­tos às nor­mas ema­na­das da DGLAB, que de­ve ain­da apre­ci­ar as re­gras de aces­so es­ta­be­le­ci­das pe­los seus pro­pri­e­tá­ri­os pa­ra pos­te­ri­or ho­mo­lo­ga­ção pe­la res­pec­ti­va tu­te­la go­ver­na­men­tal.

Da­da a sua ex­ten­são e im­por­tân­cia, os ar­qui­vos es­ta­tais es­tão mui­to ex­pos­tos ao es­cru­tí­nio pú­bli­co, po­rém al­guns ar­qui­vos pri­va­dos me­re­cem a nos­sa par­ti­cu­lar aten­ção, no­me­a­da­men­te o Ar­qui­vo & Bi­bli­o­te­ca da Fun­da­ção Má­rio So­a­res e o Ar­qui­vo Ephe­me­ra, bi­bli­o­te­ca e ar­qui­vo de Jo­sé Pa­che­co Pereira.

O ar­qui­vo da Fun­da­ção Má­rio So­a­res (FMS), que foi pi­o­nei­ro na adop­ção de so­lu­ções de di­gi­ta­li­za­ção e dis­po­ni­bi­li­za­ção de do­cu­men­tos on­li­ne, tem ho­je à sua gu­ar­da uma quan­ti­da­de im­pres­si­o­nan­te de acer­vos de opo­si­to­res ao Es­ta­do No­vo e de di­ri­gen­tes de Mo­vi­men­tos Na­ci­o­na­lis­tas Afri­ca­nos e de Ti­mor-Les­te, in­ven­ta­ri­a­dos e dis­po­ní­veis ao pú­bli­co. Tam­bém se de­ve a es­te ar­qui­vo o pro­jec­to Ca­sa Co­mum, uma pla­ta­for­ma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.