Record (Portugal)

MAIS UM DIA HISTÓRICO

- MIGUEL AMARO

PARA NANI E JOÃO MOUTINHO

O Portugal-Nova Zelândia da Taça das Confederaç­ões foi um encontro histórico para dois dos jogadores da Seleção Nacional, Nani e João Moutinho, pelos números alcançados com a camisola das quinas.

O e xtre mo começou no b anc o de s uple nte s mas e ntrou na segunda parte para dar mais um p as s o na his tó ria do fute b o l p o rtuguê s . Com e s te jogo, Nani chegou às 110 internac io naliz aç õ e s e e ntro u no p ó dio p o rtuguê s , igualando Fernando Couto.

Se alinhar na meia-final e no último jogo do torneio, seja a desejada final ou o encontro de atribuição do 3º lugar, Nani ficará mesmo isolado no terceiro posto do pódio. Mais: com 30 anos – e por isso com mais umas épocas pela frente –, não será estranho ver Nani ultrapassa­r Luís Figo como o segundo mais internacio­nal de sempre. O antigo Bola de Ouro terminou a carreira, em 2009, com 127 internacio­nalizações. Ou seja, Nani está apenas a 17 jogos de o apanhar. Se tudo correr normalment­e, com, pelo menos, mais um Mundial pela frente, o extremo pode perfeitame­nte ultrapassa­r Figo.

Já em relação ao primeiro da lista, é mais difícil imaginar Nani a chegar lá. Cristiano Ronaldo ainda joga e, apesar de ser mais velho, já avisou que quer continuar a carreira até aos 40 anos, ou seja, mesmo que assim não seja, o certo é que não vai abandonar a Seleção a curto prazo.

Extremo igualou Couto como terceiro mais internacio­nal (110); médio fez o jogo 100 NANI ESTÁ APENAS A 17 JOGOS DE LUÍS FIGO, ALGO QUE NÃO PARECE DIFÍCIL DE ALCANÇAR PARA O JOGADOR DO VALENCIA

Quinto no clube.

Já João Moutinho alcançou ontem a 100ª internacio­nalização e entrou para um clube restrito. O médio do AS Monaco foi apenas o quinto jogador no futebol português a cometer tal proeza. Antes do algarvio, só quatro homens podiam orgulhar-se de ter representa­do a Seleção Nacional 100 ou mais vezes. Os já citados na primeira parte deste texto. O médio continua no 5º lugar do top 10 dos internacio­nais e pode perfeitame­nte pensar em subir pelo menos mais um lugar neste ranking. Neste momento está apenas a 10 jogos de Couto, objetivo esse que não será muito complicado cumprir. *

 ??  ?? REFERÊNCIA­S. Moutinho e Nani na história da Seleção
REFERÊNCIA­S. Moutinho e Nani na história da Seleção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal