Record (Portugal)

OUTRA VEZ OURO PARA JOÃO PEREIRA Portuguese­s regressam em Hamburgo

- NORBERTO SANTOS E ALEXANDRE REIS

Campeão da distância olímpica foi 1.º e João Silva 3.º no Europeu de sprint na Alemanha

João Pereira (ouro) e João Silva (bronze) continuam em maré alta e a dar alegrias aos portuguese­s. Há uma semana foi no Europeu de triatlo em Kitzbuhel, Áustria, na distância olímpica; ontem, em Dusseldorf, na Alemanha, os dois atletas voltaram a repetir os mesmos lugares, desta vez no Europeu de sprint. João Pereira, 5º classifica­do nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro’2016, gastou 57.33 minutos para cumprir os 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, deixando o francês Pierre Le Corre a 3 segundos e João Silva a 4. Miguel Arraiolos (16º com 58,31 minutos) e David Luís (26º com 59,29 minutos) completara­m a representa­ção masculina. Em femininos, Vanessa Fernandes terminou na 11ª posição (1:04.32 horas) e Melanie Santos no 15º lugar (1:04.53 horas). A prova foi ganha pela alemã Laura Lindemann (1:03.35 horas).

Sprint prolongado

A vitória de João Pereira na competição de ontem desenhou-se nos últimos 500 metros na prova de corrida. “Como as curvas eram apertadas, optámos por fazer um sprint prolongado para desgastar os adversário­s. E a verdade é que na parte final estavam dois portuguese­s e dois franceses. O João Pereira voltou a estar muito bem e o João Silva também. Pedir mais a estes dois brilhantes atletas é impossível e o que têm feito pela modalidade é excelente. Este momento alto é extensivo ao esforço de muita gente, que trabalha todos os dias para chegar a estes excelentes resultados”, comentou o técnico Lino Barruncho, recordando que João Pereira esteve muito regular na natação e no ciclismo. “Depois no sector da corrida, tanto o João Pereira como o João Silva tinham hipóteses. Recuperara­m muito bem do esforço da semana passada na Áustria e voltaram a ter um desempenho espetacula­r”, frisou Barruncho.   Os melhores atletas portuguese­s só voltam a competir no próximo mês, depois de terem cumprido um ciclo bastante exigente de provas.

O regresso à ação acontecerá em Hamburgo numa etapa do circuito WTS, a 15 e 16 de julho. No primeiro dia será disputada a versão sprint e no segundo o Campeonato do Mundo de estafetas, onde cada país apresenta uma equipa com quatro elementos (dois masculinos e dois femininos).

A Seleção Nacional será constituíd­a por João Pereira, João Silva, Vanessa Fernandes e Melanie Santos – todos do Benfica –, mas a inscrição de Portugal necessita de um wild card, pois o conjunto nacional não possui ranking nesta especialid­ade.

Lino Barruncho acredita que Portugal vai ter essa benesse: “Deveremos ter a confirmaçã­o muito em breve.” *

Vanessa melhora

O técnico mostrou-se igualmente satisfeito com Vanessa Fernandes (11ª): “Atendendo a esta nova fase da carreira, a Vanessa teve um bom comportame­nto. Teoricamen­te a prova de sprint é mais fácil, mas ao mesmo tempo mais intensa. Ela está a melhorar e só precisa de mais tempo”, referiu Barruncho, afirmando que Melanie Santos cumpriu, ao ser 15ª.

 ??  ?? ALEGRIA. Pereira com a medalha de ouro
ALEGRIA. Pereira com a medalha de ouro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal