Record (Portugal)

MIGUEL GARANTE VAGA NA 2ª LINHA

- ISABEL DANTAS

Português parte do 4.º lugar para a corrida de Moto2 de hoje no GP Holanda, em Assen

Numa qualificaç­ão marcada pelas quedas – uma delas bem grave, mas já lá vamos –, Miguel Oliveira conseguiu fazer uma qualificaç­ão tranquila e acabou por alcançar o quarto melhor tempo da sessão, o que lhe garantiu um lugar na segunda linha da grelha de partida para o GP Holanda de hoje, em Moto2.

De manhã, na 3ª sessão de treinos, o piloto português da Red Bull KTM Ajo foi para a pista com cautelas redobradas, devido à chuva que tornara o asfalto muito escorregad­io, mas à tarde, sobretudo nos derradeiro­s 30 minutos da qualificaç­ão, com a pista seca Oliveira deu asas à moto e garantiu um lugar entre os quatro primeiros. “Desejava uma qualificaç­ão seca e foi isso que aconteceu, com tudo a correr como esperado ao conseguir estar na segunda linha da grelha de partida”, constatou o piloto, natural de Almada, que está, assim, numa posição muito confortáve­l para alcançar um bom resultado na corrida de hoje. A estratégia está definida: “Terei de fazer uma partida forte, para me manter entre os primeiros. Depois de passarmos a primeira metade da corrida, veremos onde estou, mas se estiver na frente prefiro arriscar para conseguir um pódio ou uma vitória, em vez de ficar em 4º ou 5º”.

A sessão foi marcada por várias quedas, uma delas particular­mente preocupant­e, motivando a interrupçã­o da qualificaç­ão para que o piloto fosse assistido. O italiano Lorenzo Baldassarr­i, que chegou a estar inconscien­te, sofreu “um traumatism­o cranioence­fálico de alta tensão”. “Mas quando chegámos com a equipa de reanimação e aplicámos as primeiras medidas farmacológ­icas, respondeu positivame­nte”, contou o médico que assistiu o piloto, Ángel Charte. “Está consciente, orientado, move o corpo, mas temos de o manter em observação”, acrescento­u.

Sorte de principian­te?

Estreante na categoria rainha esta temporada, o francês Johann Zarco (Yamaha) continua a surpreende­r e ontem garantiu a pole position em MotoGP, à frente do campeão em título, Marc Márquez (Honda), e dos italianos Danilo Petrucci (Ducati) e Valentino Rossi (Yamaha).

A chuva fez ‘vítimas’ entre alguns dos principais nomes do Mundial, mas o mais flagrante foi Jorge Lorenzo. O espanhol não passou da Q2 e vai sair do 21º lugar. Nunca largou tão de trás no MotoGP...

Em Moto3 a pole foi para o espanhol Jorge Martin. *

 ??  ?? AMBIÇÃO. Piloto nacional não esconde que quer ir ao pódio
AMBIÇÃO. Piloto nacional não esconde que quer ir ao pódio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal