Record (Portugal)

Leão na qualificaç­ão da Liga dos Campeões

- A.R.

A Federação Europeia (EHF) definiu a grelha da próxima Liga dos Campeões, colocando o Sporting como primeiro pré-designado na série única de qualificaç­ão, que dá entrada no Grupo C ou D. Os leões, que reconquist­aram o título nacional 16 anos depois, disputarão, dias 2 e 3 de setembro, um torneio quadrangul­ar, com os eslovacos do Tatran Presov, finlandese­s do Cocks e austríacos do Alpla HC Hard.

É a ocasião ideal para o pivô Michal Kopco (ex-Presov) defrontar a sua anterior equipa, que, em princípio, será o principal obstáculo dos lisboetas. Com efeito, os eslovacos nunca foram muito longe nas competiçõe­s europeias, mas têm marcado presença na Champions, tendo eliminado (33-30) em 2009/10 e sido afastados (2829) em 2011/12 pelo FC Porto. Quanto ao Cocks, onde joga o português Tiago Silva, não tem tradição na Europa, mas na época passada apostou forte, chegando à fase de grupos da Taça EHF, onde perdeu dois jogos com o Benfica (12-23 e 26-25) e ficou no último lugar do Grupo D.

Já o Alpla HC Hard é cliente assíduo da qualificaç­ão da Champions, mas nunca chegou à fase de grupos, tendo sido afastado (25-29) pelo FC Porto em 2014/15. Tem como melhor resultado a presença numa final da Challenge (2007/08), prova em que o Sporting é campeão, para além da conquista em 2009/10. A Champions vai ter 16 equipas nos grupos A e B, entre as quais o campeão Vardar (MAC) e o Wisla Plock (POL), de Gilberto Duarte e Tiago Rocha, e 12 equipas nos grupos C e D. Os sorteios da fase de grupos e qualificaç­ão realizam-se quinta-feira em Viena de Áustria. *

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal