Record (Portugal)

“SAD DEU A VO A QUADRO COMPL

- TEXTO ARMANDO ALVES FOTOS FILIPE FARINHA

Quem é o novo presidente da SAD do Portimonen­se? RODINEYFON­SECA- NasciemSão Paulo, no Brasil, e o futebol sempre fez parte da minha vida. Comecei a jogar nas categorias de base do Corinthian­s, na esperança de chegar à equipa principal de um dos grandes clubes e à seleção, o sonho de todos os jovens do meu país natal, mas, infelizmen­te, acabei por não atingir esses patamares.

Jogavaemqu­e posição?

RS - Lateral-direito, devido à baixa estatura e também à velocidade, que era a minha principal arma. Tinha alguma qualidade mas no Brasil todos os dias nascem grandes jogadores...

Arelação de amizade comTheodor­o Fonseca, acionista maioritári­o daSAD, vemdesses tempos? RS - Somos amigos desde a infância, numa relação que se estende às famílias. Tenho trabalhado com o Theo em vários projetos e são mais de 40 anos marcados por uma confiança cega.

Gorado o sonho de ser um grande jogador, continuou ligado ao futebolde que forma?

RS - Theodoro Fonseca promoveu um intercâmbi­o de escolinhas de futebol do Japão que iam ao Brasil aprender e eu era um dos responsáve­is pela parte técnica desse projeto. Fiz também observação de jogadores, de equipas... Trabalhámo­s com vários clubes brasileiro­s, como São Paulo, Santos, Cruzeiro e Atlético Mineiro. Como São Paulo as relações são muito próximas até hoje, o que ajuda a explicar o elevado número de jogadores do plantel do Portimonen­se de lá provenient­es.

Até que se mudou para o Japão...

RS - É verdade. O Theo tinha ido na frente e surgiu a possibilid­ade de colocarmos jogadores naquele mercado, sendo necessário acompanhá-los. Ainda joguei por lá, em equipas universitá­rias, e integrei as equipas técnicas de academias de clubes locais, mas a parte essencial passava pelo apoio direto aos brasileiro­s que iam chegando.

Hulk,que chegariade­pois ao FC Porto, foiumdesse­s jogadores que trocou o Brasil pelo Japão...

RS - Sim. Tínhamos trabalhado com ele no Vitória da Bahia e posso dizer que o acompanhei desde os 18 anos. Outros jogadores que singraram na Europa também passaram pelas nossas mãos no Vitória: Cléber Santana (represento­u o Atlético Madrid e faleceu no acidente aéreo que vitimou grande parte da equipa do Chapecoens­e), Jardel, do Benfica, que fui recrutar ao Avaí com 18 anos, ou David Luiz, que depois ingressou no Benfica.

Foi importante para si essa experiênci­aem terras nipónicas?

RS - Muito! Conheci uma alargado leque de pessoas ligadas ao futebol, no Japão, no Brasil e noutros países e tive oportunida­de de colaborar com a organizaçã­o do Mundial de 2002, cujafinals­e disputouem­Yokohama.

Do Japão para Portugal. O que originou amudança?

RS - O Hulk assinou pelo FC Porto e eu acompanhei-o. Entretanto, o Theodoro Fonseca decidiu que faria todo o sentido abrir um escritório em Portugal, de forma a dar mais atenção ao mercado europeu, com o qual já tínhamos várias ligações, através do trabalho desenvolvi­do em conjunto com Juan Figger. Entre o Brasil e o Japão são cerca de 26 horas de voo. Aqui estamos mais no centro do Mundo.

E o Portimonen­se, como surge no vosso percurso?

RS - Theodoro Fonseca conheceu através do FC Porto o presidente do Portimonen­se (Fernando Rocha, antigo dirigente dos dragões) e já ajudava o clube mesmo antes da constituiç­ão da SAD, colocando aqui jogadores - Eliézio, Jonas, Pedro Silva, Renatinho... O Portimonen­se passou fugazmente pela Liga NOS e só não registou duas descidas consecutiv­as devido aos problemas vividos pelo Varzim, que ficou impedido de participar na 2ª Liga. Um quadro complicado. Felizmente conseguimo­s, com muito trabalho, dar a volta esse registo.

O que encontrara­m?

RS - Tendo em conta as exigências da 2ª Liga, não estavam assegurado­s meios para construir uma equipa competitiv­a e importava investir de imediato não apenas no reforço do plantel como noutros domínios. Exemplos? O Portimonen­se não

“ACOMPANHEI HULK DESDE OS 18 ANOS E TRABALHEI TAMBÉM COM JARDEL (BENFICA) E DAVID LUIZ, ENTRE VÁRIOS OUTROS”

 ??  ?? FIGURAS. Rodiney acompanhad­o por várias estrelas do futebol, com destaque para Cristiano Ronaldo, assim como para Neto e Witsel
FIGURAS. Rodiney acompanhad­o por várias estrelas do futebol, com destaque para Cristiano Ronaldo, assim como para Neto e Witsel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal