Record (Portugal)

SOARES ÀESPERA DE PARCEIRO

Há sete avançados que lutam para ficar no plantel, mas ainda pode chegar alguém de fora

- RUI SOUSA

Face às partidas de André Silva, Diogo Jota e Depoitre, e à ausência de Rui Pedro, que vai estar ao serviço da Seleção sub-19 até meados de julho, Soares é o único avançado que transitou da época passada a apresentar-se no Olival na próxima segunda-feira, altura em que o plantel inicia os trabalhos para a nova temporada.

Para já ainda não é conhecido qualquer reforço para o sector, o que poderá vir a acontecer com a pré-época em andamento e de acordo com as necessidad­es do técnico, mas dentro de portas há gente à espreita de uma oportunida­de para se mostrar a Sérgio Conceição. Descontand­o Rui Pedro, há mais seis candidatos a parceiro de Soares no ataque dos dragões, desde logo com Vincent Aboubakar na liderança. O camaronês, de 25 anos, deixou claro há muito tempo que não pre- tende regressar ao FC Porto e tudo fará para fazer vingar a sua posição. Aliás, o facto de ter apenas mais um ano de contrato torna-se sedutor para o ponta-de-lança, que poderá sair como jogador livre no próximo verão. No entanto, face ao impasse nas negociaçõe­s entre os dragões e o Besiktas, à ausência de propostas convincent­es e à necessidad­e de contar com um goleador experiente, os portistas poderão tentar reintegrá-lo.

No caso de Marega, o poderoso avançado esteve em evidência no V. Guimarães, assinando uma campanha de grande nível. Aquando da transferên­cia de Soares para o FC Porto ficou estipulado que o maliano ficaria no Minho até 2018, mas as circunstân­cia poderão fazer com que regresse de imediato ao FC Porto, ele que também não guardou boas recordaçõe­s de Nuno Espírito Santo. Mesmo não sendo um avançado de área, já mostrou que pode ser útil noutras funções no ataque.

Desafios complicado­s

Mais difícil é a missão dos espanhóis Adrián López e Alberto Bueno. Ambos já tiveram a sua oportunida­de no Dragão, no caso de Adrián por duas vezes, mas não foram capazes de convencer. Existe a expectativ­a de serem observados por Sérgio Conceição, até porque são dois jogadores com qualidade técnica e versatilid­ade no ataque, mas no caso de não conseguire­m um lugar no plantel, a prioridade da SAD passa por encontrar uma solução que permita poupar o pa- gamento de grande parte dos respetivos salários. Recorde-se que Adrián e Bueno são dois dos jogadores mais bem pagos entre o quadro de jogadores do FC Porto. Nestas contas restam Gonçalo Paciência e Suk. Tanto o português como o sul-coreano arrancam na terceira fila da grelha de partida. A época que fizeram não foi propriamen­te brilhante e essa circunstân­cia retira-lhes margem de manobra na luta por um lugar no plantel. Mesmo assim, não está colocada de parte a possibilid­ade de algum deles fazer a pré-época. *

ABOUBAKAR E MAREGA FORAM OS EMPRESTADO­S QUE MELHOR RENDIMENTO DEMONSTRAR­AM NA ÉPOCA PASSADA

 ??  ??
 ??  ?? REFERÊNCIA. Soares passou a ser o grande símbolo do ataque dos dragões, após a saída de André Silva para o AC Milan
REFERÊNCIA. Soares passou a ser o grande símbolo do ataque dos dragões, após a saída de André Silva para o AC Milan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal