Record (Portugal)

ARÁBIA SAUDITA TALENTO A ALTA VELOCIDADE

José Gomes aponta virtudes e defeitos de uma equipa repleta de qualidade

- ANDRÉ FERREIRA

O ADVERSÁRIO DE PORTUGAL

A cumprir a quarta época no Médio Oriente, José Gomes conhece na perfeição todos os jogadores que Edgardo Bauza convocou para defrontar, hoje, em Viseu, a Seleção Nacional. O treinador, de 47 anos, que atualmente orienta o Al Taawon, fez a Record o ‘raio-X’ da seleção da Arábia Saudita. “Há uma caracterís­tica que é comum, que acontece em todas as equipas sauditas: jogadores muito rápidos e com talento. Jogadores que não têm consolidad­o, na sua estrutura mental, o que é a organizaçã­o do jogo e que, perante alguns problemas táticos, também podem desorganiz­ar-se com alguma facilidade. É uma seleção que vai apresentar talento, que tem alguma dinâmica pela velocidade. A forma como o jogador saudita aborda o jogo é uma forma pura e, por vezes, isso leva a que fiquem, com alguma facilidade, desorganiz­ados e fragilizad­os a nível defensivo. São capa- zes de provocar sustos a Portugal”, reconhece José Gomes.

Paixão do país.

O futebol é vivido de forma intensa pelos sauditas e a equipa nacional é uma das paixões do país. “A seleção é a prioridade. Alteram-se com muita facilidade – independen­temente das datas FIFA e dos direitos que os clubes têm – as datas dos jogos consoante o desejo dos selecionad­ores ou os planos dos dirigentes da federação. Tudo para que a seleção tenha as condições desejadas para poder atingir os objetivos. É o centro das atenções da federação. Houve uma alteração profunda nos quadros que gerem o futebol. Estão a ser rigorosos e estão a procurar dar a todos os profission­ais todas as condições para que possam desenvolve­r o seu trabalho”, frisa o treinador, que recorda o dia em que a Arábia Saudita se qualificou, pela quinta vez, para um Mundial.

“Foi uma festa. A determinad­a altura a esperança não era muito forte, porque estavam dependente­s de outros resultados e tinham de vencer o Japão e a Austrália. E não estava fácil. Conseguira­m, com todo o mérito, e foi uma festa que se fez notar por todo o país”, conclui José Gomes.

“A FORMA COMO O JOGADOR SAUDITA ABORDA O JOGO É PURA. SÃO CAPAZES DE PROVOCAR SUSTOS A PORTUGAL”

 ??  ?? FESTA. José Gomes recorda a forma efusiva como os sauditas celebraram
FESTA. José Gomes recorda a forma efusiva como os sauditas celebraram

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal