Record (Portugal)

Falta de eficácia

- Susana Torres

Quando os resultados não aparecem, é comum ouvirmos que equipa está a treinar bem, dá o máximo, faz jogos muito bons, tem posse de bola, cria oportunida­des de golo, mas não ganha o jogo. A conclusão mais frequente é não estamos a conseguir ser eficazes ou temos falta de sorte. Quando isto se prolonga no tempo, começamos a justificar a falta de eficácia com problemas de foco, motivação, ansiedade e falta de confiança. Então, se tudo isto que está a acontecer são coisas que consigo observar, onde está o verdadeiro problema? Porque não consigo resolvê-lo? Porque não conseguimo­s, apesar de aparenteme­nte estarmos a fazer tudo bem, finalizar? A resposta a estas perguntas vale OURO e permite-nos levar a equipa para outro nível.

Aquestão é que não estamos afazer as perguntas certas. Aquilo que deveríamos estar a perguntar aos jogadores não é sobre ansiedade, confiança, foco e motivação, nem tão pouco porque não conseguem aceder a estes recursos, mas sim onde é que se encontram. Uma das perguntas que posso fazer a um jogador é: quais as caracterís­ticas que consegues observar nos jogadores que para ti são uma referência a finalizar? Ao colocarmos o joga- dor a pensar nas coisas boas e eficazes que as referência­s dele estão a fazer, o foco sai do seu comportame­nto em campo e passa para um COMPORTAME­NTO DE EXCELÊNCIA.

Outro dos exercícios que podemos fazer com os jogadores é que indiquem um treinador que já tenha trabalhado com eles (excluindo o atual) e que mencionem a caracterís­tica que mais gostavam nele. Teremos um plantel inteiro a dizer aquilo que mais valoriza num técnico, feedback essencial para verificar a INFLUÊNCIA E AUTORIDADE CONQUISTAD­A por parte do treinador. Sendo que este é o tipo de autoridade que mais potencia uma LIDERANÇA EFICAZ. Quando temos problemas queremos as respostas, mas sempre fazemos as perguntas certas que nos podem dar pistas sobre como desbloquea­r a performanc­e dos jogadores. O verdadeiro problema na concretiza­ção de objetivos não é observável – é antes o significad­o que estamos a dar àquilo que está a acontecer. Perceber este significad­o, o que está por trás do que observamos, é entrar nos PROCESSOS MENTAIS DO JOGADOR e perceber porque é que ele faz o que faz, e porque é que tem os resultados que tem.

 ??  ?? EFICÁCIA. Todos os avançados passam por crises
EFICÁCIA. Todos os avançados passam por crises
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal