Record (Portugal)

PLANO DE INFANTINO PARA A REVOLUÇÃO

- HUGO NEVES

Líderdoorg­anismoque tutelafute­bolmundial vaiimporre­formapara omercadode­transferên­cias

Gianni Infantino já tinha avisado que estava a preparar um plano que visasse o controlo do mercado de transferên­cias e desse ao futebol o equilíbrio e transparên­cia necessário­s para que o futuro seja risonho. Agora, em entrevista ao jornal francês ‘L’Équipe’, confirmou ter em marcha um plano de revolução para o futebol, tendo revelado alguns dos pontos principais do mesmo. Ao todo, segundo informou o diário gaulês, são 11 os pontos da revolução mas só foram divulgados cinco.

O primeiro diz respeito à janela do mercado de inverno, que Infantino pretende abolir. Desta forma, só no verão são permitidas contrataçõ­es, mas o fecho do mercado antes do arranque dos campeonato­s, uma medida que a maioria dos clubes ingleses votou favoravelm­ente em setembro de 2017, é outra aposta. “Estou muito contente com a proposta da Premier. Faz sentido começar as competiçõe­s sabendo quais são os jogadores com que podes contar”, revelou Infantino, ainda em setembro.

O limite de empréstimo­s por clube é outro ponto da revolução pretendida, já que, por exemplo, a Udinese tem 103 jogadores contratado­s e distribuíd­os por vários campeonato­s. O teto salarial para os clubes é outra medida [ver apoio] e a regulação das comissões pagas a agentes e intermediá­rios será obrigatóri­a, já que Infantino a considera “preocupant­e”, pois o descontrol­o atual pode motivar “subornos, corrupção e branqueame­nto de capitais”. *

 ??  ?? EM MARCHA. Infantino quer equilibrar a competição
EM MARCHA. Infantino quer equilibrar a competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal