Record (Portugal)

FEDERER Nº 1 DO MUNDO!

Suíço Roger Federer atinge ‘meias’ emRoterdão e vai ser o mais velho n.º 1 da história da modalidade

- JOSÉ MORGADO

Não há (mesmo) limites para Roger Federer. O suíço, considerad­o unanimemen­te como um dos melhores desportist­as da história, vai regressar na próxima segunda-feira à liderança do ranking ATP para se tornar, com 36 e 7 meses, no número um mundial mais velho da história da modalidade!

O regresso do campeoníss­imo – vencedor de 20 títulos do Grand Slam e 96 títulos ATP – ao topo da hierarquia foi confirmado pela qualificaç­ão para as meias-finais do ATP 500 de Roterdão, na Ho-

COM 36 ANOS E 195 DIAS, O CAMPEÃO DE 20 GRAND SLAMS SOMA MAIS UM RECORDE AO PALMARÉS RECHEADO

landa, selada com um triunfo diante do melhor tenista da casa, Robin Haase, 42º ATP, por 4-6, 6-1 e 6-1, num duelo de 1h20 em que só teve oposição durante o primeiro set, atropeland­o por completo o seu rival nos dois que se seguiram.

Agassi ficou para trás

Com 36 anos e 195 dias, Federer supera o anterior recorde quanto ao número um mais velho, que pertencia ao norte-americano Andre Agassi, que em 2003 foi líder mundial com 33 anos e 133. Rafael Nadal, que perde assim a liderança do ranking ATP, é agora o 3º número um mundial mais ‘idoso’ da história, com 31 anos e 260 dias, a sua idade atual.

Em Roterdão, e consumada a subida ao topo, Federer tinha preparada uma cerimónia especial, que contou com a presença em court de Richard Krajicek, diretor do torneio e antigo campeão de Wimbledon. Convidado a falar sobre o momento, Federer voltou a não esconder as lágrimas, tal como tinha acontecido após a final do Open da Austrália, que venceu em janeiro após vitória na final frente ao croata Cilic. “Chegar a número um é um dos grandes, senão mesmo o maior feito do nosso desporto. Por vezes chegas lá numa altura em que estás a jogar muito bem e à medida que ficas mais velho sentes que tens de trabalhar o dobro para alcançar esse posto”, começou por discursar a estrela helvética, antes de prosseguir com as suas ideias sobre este feito histórico. “Talvez esta seja a vez que mais significa para mim ao longo de toda a minha carreira, e desfrutá-lo aqui, quase com 37 anos, é um sonho tornado realidade. Não consigo acreditar que sou número um aos 37 anos...”, confessou.

Segue-se o italiano Seppi

Federer continua em prova e poderá sair de Roterdão com um máximo de 345 pontos de vantagem para Nadal, espanhol que responderá dentro de duas semanas, no ATP 500 de Acapulco, no México. Mas a competição ainda não terminou em solo holandês e, hoje, o suíço defronta o italiano Seppi nas meias-finais.

 ??  ??
 ??  ?? LENDA. Roger Federer recebeu ‘troféu’ especial para assinalar o feito
LENDA. Roger Federer recebeu ‘troféu’ especial para assinalar o feito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal